UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

18/02/2009 - 09h48

Anvisa aprova 1º remédio contra sintomas da dengue

Da Agência Estado
Em São Paulo
Um remédio que tem entre seus componentes o veneno da cascavel (que, diluído, combate hemorragias) é o primeiro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para combater os sintomas da dengue. O Proden, do Laboratório Homeopático Almeida Prado, chegou às farmácias no início do mês, ao custo máximo de R$ 30 (há variação por conta do ICMS de cada Estado). O remédio, em caixas com 30 comprimidos, atenua a intensidade e a duração dos sintomas e previne o quadro hemorrágico. Após orientação médica, doentes devem tomar três comprimidos por dia, por dez dias.

O quadro de epidemia de dengue verificado em Itabuna, sul da Bahia, levou o prefeito José Nilton Azevedo Leal a decretar estado de emergência. Conforme o último balanço da 7ª Diretoria Regional de Saúde, já são 900 os casos notificados na cidade, somente este ano, o que representa quase 50% do total de registros em todo o ano de 2008, quando ocorreram duas mil notificações

O maior número de registros da dengue na Bahia, este ano, verifica-se nas regiões sul e extremo sul do Estado. A cidade de Jequié, localizada no sul da capital, é recordista na incidência. Somente este ano, já foram registrados mais de 3,2 mil casos suspeitos de dengue em Jequié - que detém 71% dos registros da Bahia em 2009. Destes, 839 já foram confirmados, sendo que 11 são de pacientes de dengue hemorrágica. Leia mais
EPIDEMIA NA BAHIA
ES: CASOS CRESCEM 400%
MORRE CRIANÇA NA BAHIA
NOVOS CASOS EM SÃO PAULO
COMO PREVENIR A DENGUE
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem que três moradores de Itaquera, zona leste da capital, foram infectados em janeiro. O mosquito da dengue fez 52 vítimas no Estado este ano. A pasta estadual informou que no interior e litoral são outros 49 registros no mesmo mês. Ainda não estão computados casos de fevereiro, entre eles o de um jovem de 23 anos contaminado no distrito Jardim Europa, na capital.

Apesar do diagnóstico ter sido fornecido por laboratório particular, a Secretaria informou que são feitas investigações epidemiológicas, para que os registros entrem nas estatísticas oficiais. Os casos de 2009 apresentarem tendência de queda com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 501 contaminações. Porém, os especialistas alertam que o carnaval pode aumentar risco de infestação do Aedes aegypti. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a "movimentação de pessoas pode trazer o vírus da dengue e desencadear os surtos da doença". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host