UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

18/02/2009 - 11h53

Itabuna (BA) decreta estado de emergência devido ao avanço da dengue

Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador
Atualizada às 17h20

O quadro de epidemia de dengue verificado em Itabuna, sul da Bahia, levou o prefeito José Nilton Azevedo Leal a decretar estado de emergência. Conforme o último balanço da 7ª Diretoria Regional de Saúde, já são 900 os casos notificados na cidade, somente este ano, o que representa quase 50% do total de registros em todo o ano de 2008, quando ocorreram duas mil notificações.

Em toda a Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), cinco mortes por dengue hemorrágica já foram confirmadas este ano. Na primeira semana de fevereiro, foram registrados 6.567 casos do tipo clássico da doença, um aumento de 153% em relação a 2008, quando ocorreram 2.587 registros. Existem ainda 64 casos confirmados do tipo grave em 17 municípios e outros 184 estão sendo investigados.

O maior número de registros da dengue na Bahia, este ano, verifica-se nas regiões sul e extremo sul do Estado. A cidade de Jequié é recordista na incidência. Somente este ano, já foram registrados mais de 3,2 mil casos suspeitos de dengue no município - que detém 71% dos registros da Bahia em 2009. Destes, 839 já foram confirmados, sendo que 11 são de pacientes de dengue hemorrágica.

Um remédio que tem entre seus componentes o veneno da cascavel (que, diluído, combate hemorragias) é o primeiro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para combater os sintomas da dengue. O Proden, do Laboratório Homeopático Almeida Prado, chegou às farmácias no início do mês, ao custo máximo de R$ 30 (há variação por conta do ICMS de cada Estado). O remédio, em caixas com 30 comprimidos, atenua a intensidade e a duração dos sintomas e previne o quadro hemorrágico. Após orientação médica, doentes devem tomar três comprimidos por dia, por dez dias. Leia mais
REMÉDIO CONTRA DENGUE
ES: CASOS CRESCEM 400%
NOVOS CASOS EM SÃO PAULO
COMO PREVENIR A DENGUE
Em segundo lugar vem Itabuna, também no sul do Estado, seguido por Porto Seguro, no extremo sul. Dados oficiais mostram que houve, em Porto Seguro, em 2008, mais de mil suspeitas de dengue, sendo confirmados 392 registros.

Na capital, Salvador, segundo o mais recente boletim da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado no fim da tarde de terça-feira (17), 208 casos de dengue foram notificados desde o início do ano. A Secretaria também confirmou o segundo caso de dengue hemorrágica, na capital: um menino de 5 anos que está internado há uma semana no Hospital Roberto Santos. Enquanto outras sete pessoas encontram-se internadas com suspeita de estarem com o tipo mais grave da doença.

Dengue hemorrágica

Nesta tarde, a Sesab confirmou como dengue hemorrágica a causa da morte da pequena Victória Santos Miranda, 4 anos, ocorrida na tarde de terça-feira (17), em Itabuna. Ela foi a sexta vítima da dengue, este ano, no Estado. Das outras cinco, quatro também eram crianças. Victória estava internada havia seis dias no Hospital Manoel Novaes, depois de apresentar sintomas da doença.

Na cidade, há ainda a suspeita de duas outras vítimas da forma mais grave da dengue: Fernanda Gonçalves dos Santos, de 22 aos, que faleceu no dia 6 de fevereiro, e a professora Rita Santiago, morta há três dias. Ambas apresentaram quadro clínico compatível. As três mortes em Itabuna aguardam o laudo do Laboratório Central (Lacen), de Salvador.

O índice geral de infestação predial do mosquito naquele município alcança 22%, enquanto o nível tolerável pela Organização Mundial de Saúde é de apenas 1%. A decretação do estado de emergência na cidade foi anunciada em sessão especial da Câmara de Vereadores.

Conforme o prefeito, os números justificam a medida, que pode possibilitar ao município contar com a participação efetiva dos governos estadual e federal no combate ao mal.

Os outros quatro casos de morte por dengue hemorrágica também ocorreram no interior baiano. Três casos em Porto Seguro e um em Jequié, onde, somente a Rua Capitão Silvino Araújo, no bairro de Joaquim Romão, responde por mais de 80% dos mais de três mil casos de dengue na cidade. No final do ano passado o local já apresentava um quadro de surto de dengue.

Era morador da região o caminhoneiro Dilson Cerqueira Matos, 50 anos, que faleceu esta semana com suspeita de dengue hemorrágica. Ele é quarto paciente que morre este ano no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), com suspeita da forma mais grave da dengue, a hemorrágica.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host