UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

17/06/2009 - 17h08

Fóssil achado na China ajuda a explicar como pata de dinossauro evoluiu para asa

Do UOL Ciência e Saúde*
Em São Paulo
Fósseis encontrados por cientistas na China trazem uma explicação lógica para a evolução das aves e ajudam a entender como as patas com cinco dedos dos dinossauros se transformaram em asas.

Efe
Fóssil do L. inextricabilis mostra que o animal tinha um vestígio de polegar
Efe
Concepção artística do dinossauro, considerado um "elo perdido"
VEJA AS IMAGENS DO MÊS
A teoria de que os pássaros descendem dos terópodes, grupos de dinossauros bípedes, já havia sido aceita pelos cientistas. Mas algumas dúvidas existiam, até a aparição dos ossos deste "elo perdido", o Limusaurus inextricabilis. O esqueleto foi encontrado na bacia de Junggar, no noroeste da China. Estima-se que o material tenha cerca de 159 milhões de anos.

Os dinossauros mais primitivos do grupo dos terópodes tinham cinco dedos. Mais tarde, passaram a apresentar apenas três, assim como os pássaros, que evoluíram desses animais. A questão é que os terópodes tinham também o equivalente ao polegar, enquanto as aves têm apenas o 2º, 3º e 4º dedos.

Segundo os pesquisadores, o L. inextricabilis apresentava uma estrutura intermediária: ele tinha os três dedos do meio, como os pássaros, mas também um vestígio de polegar.

O estudo será publicado na edição desta quinta-feira da revista "Nature".

*Com agências internacionais


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host