UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

20/01/2009 - 13h40

Evento no planetário do Rio marca início do Ano Internacional da Astronomia no Brasil

Murilo Alves Pereira
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Será realizada nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), proclamado pela ONU para celebrar os 400 anos do uso do telescópio. Embora o estudo de astros e estrelas tenha iniciado antes isso, as primeiras observações feitas pelo italiano Galileu Galilei foram consideradas um marco. Mais de 130 países participam das comemorações.

Crédito
Apresentação no planetário do Ibirapuera, em São Paulo, o mais antigo do país
Crédito
O planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, onde ocorre evento de abertura do Ano Internacional da Astronomia no Brasil
PLANETÁRIOS: PONTO DE PARTIDA
ÁLBUM: NO BRASIL E NO MUNDO
CONHEÇA ALGUNS ENDEREÇOS
SANTA CRUZ, NO RIO DE JANEIRO
PARQUE DO CARMO (SP): FECHADO
No Brasil, o evento acontece no Planetário do Rio de Janeiro, com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Machado Resende e representantes de instituições ligadas à pesquisa. A escola de samba Unidos da Tijuca apresentará sua performance carnavalesca sobre o Universo, tema que escolheu para o ano. Além disso, também haverá um concerto do quarteto de música antiga da Universidade Federal Fluminense e uma sessão especial do Planetário.

No período entre os dias 19 e 28 de Janeiro, outras 50 cidades brasileiras vão celebrar o início do AIA2009 (veja a programação).

O objetivo das comemorações é mostrar ao mundo a importância da astronomia, essa ciência que foca lentes e mentes para o espaço, como explica o chefe do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAGUSP), Augusto Damineli Neto, que representa o Brasil na coordenação do AIA2009.

Segundo Damineli, a humanidade deu saltos gigantescos quando esteve movida pelo desejo de desvendar o espaço. Exemplos? O cálculo das distâncias do Sol e da Lua, as previsões de eclipses, as leis de movimento dos corpos celestes, o cálculo do tempo humano em escala do microssegundo, entre outras descobertas.

Divulgação
Cartaz do Ano Internacional da Astronomia; a data foi escolhida pela ONU para celebrar os 400 anos de uso do telescópio
"A astronomia é a mãe de diversas ciências, como física e matemática", inicia Damineli, "o céu tem uma enorme quantidade de laboratórios de física com condições extremas que jamais poderemos reproduzir na Terra. Eles estão lá para serem explorados, só é preciso apontar o telescópio."

A data é uma oportunidade de divulgar a astronomia também pelos planetários, acredita. Embora a humanidade compartilhe o mesmo céu (lema do AIA2009, aliás) é pelos planetários que este céu fica acessível a qualquer hora do dia, às pessoas de regiões tão distintas. Por isso o UOL Ciência e Saúde foi buscar informações e comentários sobre os locais onde é possível aprender a identificar os corpos celestes.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host