UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

20/01/2009 - 13h40

Planetário no Parque do Carmo deve voltar a funcionar em 2009

Murilo Alves Pereira
Especial para o UOL Ciência e Saúde
O planetário do Parque do Carmo, em São Paulo, fechado para reformas desde fevereiro de 2007, deve voltar a funcionar em 2009. É o que informa a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente. De acordo com a assessoria, já foi iniciado o processo de licitação para contratar a empresa responsável pelas obras de reforma do prédio. O prazo previsto para a recuperação do prédio é de quatro meses.

Divulgação
Projetor de estrelas alemão do Parque do Carmo, em São Paulo, fechado há 2 anos
ÁLBUM: NO BRASIL E NO MUNDO
CONHEÇA ALGUNS ENDEREÇOS
PLANETÁRIOS: PONTO DE PARTIDA
SANTA CRUZ, NO RIO: NOVO EM FOLHA
Quando foi aberto ao público, em dezembro de 2005, o planetário do Parque do Carmo, em São Paulo, seria um dos mais modernos do país. Na época, a secretaria adquiriu um moderno aparelho de projeção semelhante ao utilizado pelo badalado Planetário Rose Center, em Nova York.

Mas menos de dois anos aberto, em fevereiro de 2007, o do Carmo fechou as portas. O prédio começou apresentar problemas de infraestrutura com início de rachaduras nas construção. Desde então, o planetário está fechado para reformas.

"Eles compraram o equipamento no mesmo anos que nós, em 1996. Mas nós inauguramos em 1998 e eles em 2005", compara Alexandre Cheirman, diretor responsável pelo recém-inaugurado planetário de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. "Depois de nove anos encaixotado o equipamento perde a garantia de manutenção."

A assessoria informou, entretanto, que todo o "equipamento de projeção está sendo monitorado e preservado em condições adequadas para que não sofra danos". A reportagem do UOL Ciência e Saúde procurou falar com representantes da secretaria, mas segundo a assessoria não foi possível marcar uma entrevista nas últimas semanas.

O planetário do Carmo possui, em sua sala principal, um projetor central, com 12 mil lentes, do modelo Universitarium VIII, fabricado pela alemã Zeiss. Alem desse, outros 74 projetores periféricos, fabricados pela norte-americana SkyScan, ajudam a formar o céu artificial do planetário.



Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host