UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

31/01/2008 - 12h54

Febre amarela: secretarias investigam reações à vacina

Da Agência Estado
Em São Paulo
As secretarias de Estado da Saúde de Goiás e do Distrito Federal informaram ontem que a maioria das pessoas com suspeita de reação à vacina contra a febre amarela notificadas no país não está internada. Um total de 39 pessoas apresentaram apenas manifestações leves, como erupções na pele e febre, de acordo com as pastas. Já os casos de suspeita de reação grave à imunização são quatro, segundo informações disponibilizadas até agora por secretarias. Em dois deles, registrados em Goiás e São Paulo, há suspeita de que os pacientes tenham recebido a vacina indevidamente. Os casos estão sendo investigados.

A secretaria de Goiás investiga uma morte de um vigilante da Universidade Federal do Estado que mesmo já com danos no fígado causados pela hepatite B recebeu a vacina. O caso, que chegou a ser registrado como de febre amarela silvestre, é acompanhado pelo Ministério da Saúde. Especialistas do Instituto Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz farão uma análise do vírus da febre amarela encontrado no corpo do paciente, para saber se é proveniente da vacina, que é feita com o vírus atenuado.

Em São Paulo, uma paciente que estava em coma no Hospital de São Matheus, na zona leste, morreu com suspeita de febre amarela vacinal. A paciente, que trabalhava na unidade, recebeu a vacina na rede municipal de saúde de São Paulo apesar de ser portadora de lúpus, doença que também prejudica o sistema imunológico. A secretaria municipal da Saúde diz que a mulher não teria informado ser portadora da doença. Também em Brasília uma mulher está internada em coma, com suspeita de reação vacinal. Já em Mato Grosso do Sul a morte de um homem é investigada, pois também poderia ter relação com a vacina.

O ministério confirmava até ontem 43 casos de reações adversas, 20 em Goiás, 20 no DF e dois no Amazonas, cuja secretaria não quis informar o estado de saúde dos pacientes. Um outro caso não teve a localização informada. Um total de 20 casos de febre amarela, com dez mortes, já foram notificados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Mais
Leia também
Secretarias investigam reações à vacina

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host