UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

24/04/2009 - 07h00

Quem trabalha à noite deve manter a rotina nos fins de semana, recomenda médico

Por Chris Bueno
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Apesar de ser possível ajustar o relógio biológico, é importante manter uma rotina e não ficar mudando de horários a cada semana, porque desta forma o relógio nunca se ajusta adequadamente. "Desrespeitar o relógio biológico frequentemente é um problema de saúde pública hoje em dia", alerta o médico John Araújo, professor do Departamento de Fisiologia e pesquisador do Laboratório de Cronobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O resultado das mudanças constantes de horários são distúrbios como depressão, ansiedade, alterações de humor, queda de rendimento e também doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, diabetes e até mesmo câncer.

Pessoas que trabalham em turnos, funcionários de empresas que prestam serviço à noite e médicos e enfermeiros que precisam realizar plantões frequentemente trocam o dia pela noite e sentem as consequências disso na pele - o melhor, no sono.

"Pessoas que trabalham em turno (trabalham de noite e dormem de dia) geralmente fazem uma inversão nos dias de folga (dormem de noite e realizam atividades de dia) devido às relações sociais. Isso é extremamente prejudicial à saúde porque essas pessoas não possuem um padrão, então nunca estão adaptadas", aponta Flávio Aloé. Nesses casos, é preciso manter uma regularidade mesmo nos finais de semana, fazendo um esforço para não ficar trocando os horários.

Arquivo Folha Imagem
Especialistas do Instituto de Medicina do Sono de Natal recomendam, para dormir bem, atitudes como ir para cama apenas quando estiver realmente com sono
VEJA OUTRAS DICAS
"Ajuda muito nos mantermos em ambientes muito claros quando estamos acordados e em ambiente muito escuro quando vamos dormir. É isto que faz com que os nossos ritmos biológicos fiquem sincronizados e os nossos organismos funcionem bem", aconselha o neurologista.

Para manter o ritmo circadiano regular e evitar esses problemas de saúde, é importante manter horários fixos para dormir e acordar, e de preferência não alterá-los muito. Manter uma rotina de alimentação e exercícios físicos também ajuda bastante. Isso pode parecer uma obrigação chata, mas é imprescindível para ter uma vida equilibrada e saudável. No final do dia, o seu corpo agradece.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host