UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

17/10/2008 - 18h03

Maquiagem fora do prazo de validade pode causar conjuntivite e irritação

Marina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Não são apenas os alimentos que têm datas de validade que precisam ser seguidas. Produtos de beleza possuem substâncias químicas que podem ser danificadas ou contaminadas por bactérias com o passar do tempo. "Coceira, vermelhidão, irritação na pele, olhos e boca ou mesmo vesículas e bolhas são alguns dos problemas causados pela utilização de produtos vencidos", explica Érica Monteiro, dermatologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e editora do suplemento especial de cosmiatria da Revista Médica Brasileira.

Arquivo Folha Imagem
Usar maquiagem vencida pode causar irritação e alergias, especialmente se o produto for para a área dos olhos
ÁLBUM: VOCÊ SABE QUANTO DURA?
CADA MARCA TEM UMA VALIDADE
ATENÇÃO AO PRAZO DA CAMISINHA!
Além de perderem o efeito e sofrerem alterações de cor, cheiro e textura, produtos cosméticos vencidos podem ter sua fórmula alterada e causar irritações de pele. "Outro problema é que os mecanismos que garantem a conservação destes produtos também estarão comprometidos", explica Érica. Sem a proteção destes conservantes, cremes e maquiagem ficam mais suscetíveis a contaminação por bactérias.

A dermatologista da Unifesp conta que os produtos para a área dos olhos devem receber atenção redobrada. "A pele dessa região é mais fina e sensível, e absorve mais facilmente substâncias irritantes e sensibilizantes presentes em maquiagens e cosméticos fora da validade", diz ela.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, médico do Instituto Penido Burnier, lembra de uma pesquisa divulgada pela ABIHPESC (Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal e Cosméticos) que encontrou resíduos de maquiagem nos olhos de 65% das 1200 mulheres estudadas. "Conjuntivite, olho seco, inflamação, irritação e mesmo alteração do PH lacrimal, que causa visão nebulosa e irritação, são alguns dos problemas mais comuns causados pela maquiagem em contato com o olho", diz.

O médico explica que mesmo marcas conhecidas e usadas com freqüência podem sofrer alguma alteração, causada pela exposição ao calor, por exemplo, e desencadear um processo alérgico.

Cuidados

Para evitar problemas, além de não usar produtos fora do prazo de validade é preciso armazená-los corretamente, em local ventilado, protegido do sol, do calor e da umidade. Condições como alta temperatura alteram as características dos cosméticos e maquiagens, explica Érica.

A aplicação adequada dos produtos também deve ser observada, ressalta Leôncio Queiroz Neto. Além da remoção cuidadosa da maquiagem todas as noites, o oftalmologista recomenda que maquiagens e cremes não sejam compartilhados com outras pessoas - para evitar a transmissão de doenças e microorganismos.

Maquiar-se em movimento - dentro do carro, por exemplo - também não é recomendado, já que o olho pode ser arranhado pelos produtos. Outro cuidado importante, de acordo com o oftalmologista, é evitar ao máximo coçar e esfregar os olhos, mesmo que eles estejam irritados. O atrito pode causar deformações na córnea, bastante sensível, e levar até ao astigmatismo, explica Queiroz Neto. "Já quem utiliza lente de contato deve dobrar a atenção, pois os produtos podem se depositar na lente", alerta.

Estudos

Não há dados sobre o uso de maquiagem fora da validade entre as brasileiras. Uma pesquisa divulgada em 2007 pelo College of Optometrists do Reino Unido mostrou que quase dois terços das entrevistadas costumavam usar os mesmos produtos para os olhos há mais de dois anos. Destas, uma em cada quatro usava cada produto por mais de quatro anos. "Acho que as mulheres aqui são mais vaidosas e não dá tempo dos produtos vencerem", brinca Queiroz Neto.

A falta de dados sobre a situação brasileira acontece porque os consumidores no país não costumam relatar suas queixas sobre os cosméticos para os fabricantes, explica a dermatologista Érica Monteiro. Quando recebem reclamações, os fabricantes as reportam à cosmeticovigilância, a exemplo do que ocorre com os dados sobre medicamentos, que são submetidos a análises estatísticas na farmacovigilância.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host