UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/05/2008 - 15h22

STF: placar é suficiente para decisão a favor das pesquisas com células-tronco

Cláudia Andrade
De Brasília
*Atualizada às 18h25

Com todos os votos já proferidos, o Supremo Tribunal Federal (STF)decidiu aprovar as pesquisas com células-tronco embrionárias. O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, foi o último a apresentar sua decisão, favorável aos estudos, mas com ressalva sobre a necessidade de análise por comitê ligado ao Ministério da Saúde.

O julgamento ainda não acabou. Os ministros estão na fase de debates, mas a possibilidade de haver mudança no placar é remota.

Os oito ministros votaram como improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questiona as pesquisas com células-tronco retiradas de embriões descartados em tratamentos de fertilização. Ou seja, a favor da realização desse tipo de estudo. Outros três propuseram uma série de restrições à questão, embora não tenham se manifestado contrários às pesquisas.

Reprodução
O ministro Celso de Mello, em discurso favorável às pesquisas com células-tronco embrionárias na tarde desta quinta-feira
ACOMPANHE A SESSÃO (AO VIVO)
FORA, CLIMA JÁ É DE FESTA
COMO SÃO USADAS AS CÉLULAS
A sessão desta quinta-feira, aliás, começou com um esclarecimento do ministro Cézar Peluso, dizendo ter sido mal interpretado. "Meu voto não contém ressalva nenhuma", afirmou. Ele foi o último a votar na sessão de quarta, que durou o dia todo e foi retomada nesta quinta. Sua fala apontaria algumas restrições às pesquisas, o que foi negado pelo ministro.

O relator Carlos Ayres Britto defendeu a improcedência da Adin e, consequentemente, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, em sessão realizada no dia 5 de março. Na mesma ocasião, a então presidente do STF, Ellen Gracie, declarou seu voto no mesmo sentido. Os outros votos a favor das pesquisas vieram dos ministros Joaquim Barbosa e Cármen Lúcia.

O julgamento foi suspenso em março depois que Menezes Direito pediu vista da ação. Ele reabriu a discussão nesta quarta com um voto cuja leitura durou três horas e que continha uma série de restrições às pesquisas, acatando "parcialmente" a Adin. Também propuseram restrições às pesquisas os ministros Ricardo Lewandowski e Eros Grau.

Segundo a assessoria de imprensa do STF, não é comum a mudança de voto dos ministros, apesar de ser algo possível. O ministro Menezes Direito, por exemplo, pode esclarecer alguns pontos de sua alegação e, com isso, persuadir algum de seus colegas.

Questionada sobre se os seis votos já seriam uma vitória das pesquisas, a geneticista Mayana Zats, da USP (Universidade de São Paulo) ressaltou a necessidade de "esperar o fim do julgamento". Sobre as restrições levantadas por alguns ministros, ela disse que elas já existem, uma vez que os projetos são avaliados por comitês de pesquisa. "E eu acho extremamente importante que isso seja feito. Importante para a ciência e para a população".

O artigo 5º da Lei de Biossegurança (número 11.105, de 24 de março de 2005), diz que "É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização 'in vitro' e não utilizados no respectivo procedimento".

O texto impõe como condições que os embriões sejam "inviáveis ou congelados há três anos ou mais, na data da publicação da Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem três anos, contados a partir da data de congelamento."

Em qualquer caso, prevê a lei, "é necessário o consentimento dos genitores." E as instituições de pesquisa e serviços de saúde devem "submeter seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa." Também proíbe a "comercialização do material biológico".

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host