UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

07/05/2008 - 20h02

Dengue: Estado do Rio tem 106 mortes notificadas este ano

Da Redação
No Rio de Janeiro
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou novo balanço da dengue. Já são 131.238 casos notificados e 106 mortes confirmadas. Do total, 36 pessoas foram vítimas do tipo hemorrágico da doença e 50 morreram por complicações. O Estado investiga ainda outras 114 mortes.

Os municípios com maior número de casos são Rio de Janeiro (72.980), Angra dos Reis (9.316), Nova Iguaçu (7.687), Campos (5.829) e Duque de Caxias (4.721).

A cidade do Rio de Janeiro apresenta o maior número de mortes - 64 no total. Dos óbitos confirmados, 42% eram de menores de 15 anos, que correspondem também a 48% das 6.639 internações no Estado.

Nº DE CASOS EM 2008
Fonte: Secr. Est. de Saúde - RJ
Janeiro17.507
Fevereiro23.698
Março65.025
Abril24.862
Maio (até 07.06)146
DOENÇA PEDIÁTRICA
ARARAQUARA-SP: MAIS CASOS
VACINA AINDA DISTANTE
ESPECIAL SOBRE DENGUE
A Secretaria Estadual de Saúde confirma 682 gestantes infectadas pelo vírus da dengue só neste ano. Três casos evoluíram para morte materna e fetal. Em dois, apenas as mães faleceram. O Estado investiga ainda a morte de uma grávida no dia 4 de maio.

Estado desativa tenda de hidratação na zona norte da cidade

Um mês após a abertura, a tenda de hidratação do Méier, na zona norte do Rio, será desativada pela Secretaria Estadual de Saúde no fim da tarde da próxima sexta-feira (9).

Agora, os pacientes com dengue do Hospital Municipal Salgado Filho e PAM do Méier, que eram atendidos na tenda, serão levados em vans para o centro de hidratação da Penha, também na zona norte da cidade.

Segundo a secretaria de Saúde, o movimento na tenda de hidratação do Méier estava baixo. A unidade, que já chegou a atender 120 pessoas por dia, estava fazendo metade desse atendimento nas últimas semanas. Durante a noite não havia mais procura.

Com o fechamento da unidade, o município do Rio perde o segundo centro de hidratação. No dia 19 de abril, a secretaria havia transferido a tenda do Retiro dos Artistas, na zona oeste, para Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde o número de casos de dengue vem aumentando.

Desde março - quando as tendas de hidratação foram inauguradas - até o fim de abril, mais de 26 mil pessoas foram atendidas nos oito centros de hidratação administrados exclusivamente pelo Estado. Não houve mortes entre os pacientes atendidos nas tendas.

Mais um grupo de médicos gaúchos chega ao Rio

Um grupo de 27 médicos gaúchos chegou na última terça-feira (6) à cidade para ajudar no atendimento às vítimas da dengue. A equipe é formada por médicos de família, clínicos gerais, pediatras e infectologistas.

Os voluntários, residentes dos hospitais Conceição, Clínicas e da PUC, são os mais jovens que chegaram à capital fluminense. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, este terceiro grupo de médicos será, possivelmente, o último enviado ao Rio para integrar a força-tarefa.

Cada equipe gaúcha permanece na cidade por 15 dias e os médicos ganham R$ 500 por plantão de 12 horas, além de terem as despesas pagas pelo governo do Rio.

Segundo o coordenador da equipe, José Roberto Saraiva, os profissionais já receberam as primeiras orientações sobre o trabalhoe vão atuar nas tendas de hidratação e em um hospital.

Com mais essa equipe, a terceira, ao todo 67 profissionais gaúchos foram deslocados para o Rio para ajudar no tratamento dos pacientes vítimas da dengue. Todos serão convidados a fazer parte da Força Nacional de Saúde e serão cadastrados no Ministério para atendimento em epidemias e catástrofes, além de receberem um certificado pela participação na força-tarefa.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host