UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

07/05/2008 - 18h44

Tendência da dengue é transformar-se em doença pediátrica

Da Redação*
A dengue atinge principalmente crianças e adolescentes com até 14 anos de idade, o que demonstra uma tendência de transformar-se em uma doença pediátrica. A afirmação é do Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Victor Berbara, que participou nesta quarta-feira de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

A audiência destinou-se à discussão de ações e métodos de combate à epidemia de dengue no município do Rio de Janeiro. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, convidados para audiência, não compareceram.

Berbara salientou que a dengue não é exclusiva do Rio de Janeiro. De acordo com ele, apenas nas Américas, 100 milhões de pessoas estão expostas à doença, que acomete 100 mil pessoas por ano. Entre 1996 e 2006, foi registrado aumento de municípios brasileiros atingidos e uma mudança no perfil epidêmico. A doença, segundo Berbara, está presente hoje em regiões "em que seria impraticável a presença de mosquitos, como áreas de altitude".

O representante do Ministério da Saúde na audiência, Fabiano Pimenta, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), reivindicou a união de esforços entre as três esferas governamentais no combate à doença e disse que um dos grandes desafios que se impõem é a busca de recursos para a saúde. "A emenda constitucional 29, com certeza, vai ajudar a resolver essa questão do financiamento do setor da saúde", enfatizou. A exemplo do que o ministro Temporão tem declarado, Pimenta admitiu que uma vacina para a doença não estará disponível antes de cinco anos.

Já para Valmi Pessanha Pacheco, subsecretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que representou o prefeito César Maia, a diminuição de casos de dengue notificados em maio indica que a fase mais crítica da epidemia já foi superada.

Reforço

Na noite de ontem (6), 28 médicos chegaram ao Rio de Janeiro para reforçar o atendimento aos pacientes com dengue. Vindos de Porto Alegre, os integrantes da equipe devem começar ainda hoje a trabalhar em esquema de plantão nas tendas de hidratação montadas na cidade.

Desde o início de abril, o Rio de Janeiro já recebeu cerca de 200 médicos de outros Estados para ajudar no atendimento aos doentes. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro registrou 121.586 casos de dengue no Estado em 2008. Já foram notificadas 103 mortes provocadas pela doença.

*Com informações da Agência Senado, Rádio Senado e Agência Brasil

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host