UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/12/2008 - 13h00

Cientistas derivam células-tronco de ratos para pesquisar doenças

Em São Paulo (SP)
Cientistas conseguiram derivar células-tronco embrionárias autênticas de ratos, pela primeira vez, segundo informações da agência de notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O processo deve ajudar no desenvolvimento de modelos animais mais eficientes para o estudo de doenças que afetam o homem.

O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, foi publicado na edição de 26 de dezembro da revista Cell.

Na mesma edição da revista, um grupo liderado por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descreveu conquista semelhante, em estudo independente. A descoberta representa um passo à frente no objetivo de criar ratos modificados geneticamente para que não tenham um ou mais genes e possam ser usados na pesquisa biomédica.

Ao observar o que acontece com os animais quando um gene específico é removido, os pesquisadores podem identificar a função desse gene e se ele está ligado a uma determinada doença.

AE


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host