UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

22/04/2009 - 17h44

Pesquisadores acham fósseis de antepassado do Tiranossauro Rex na China

Da Efe
Em Londres
Uma equipe de paleontólogos encontrou no norte da China fósseis de um antepassado do Tiranossauro Rex (Tyrannosaurus rex) que poderia ser o elo perdido entre o grande dinossauro e os exemplares menores que se encontram no início de sua cadeia evolutiva.

Os pesquisadores, tanto chineses como americanos, publicaram a descoberta na revista "Proceedings B", da Royal Society. No artigo, eles batizam o exemplar até agora desconhecido de Xiongguanlong baimoensis. Além disso, dizem que o animal viveu a partir da metade do período Cretáceo, há aproximadamente 105 milhões de anos.

Efe
Concepção artística mostra o dinossauro recém-descoberto (centro), em comparação com o homem e o Tiranossauro Rex
Efe
Cidade de Jiayuguan, no norte da China, local onde os paleontólogos encontraram os fósseis do antepassado do T.Rex
IMAGENS DO MÊS
Os fósseis achados apresentam características que mais tarde apareceram mais desenvolvidas no Tiranossauro Rex.

O conhecimento que os paleontólogos têm desta espécie de dinossauro se baseia em dois grupos diferentes de fósseis que datam do período Cretáceo (entre 145 e 65 milhões de anos atrás).

Um desses grupos data do princípio do período e o outro viveu dezenas de milhões de anos depois. Devido à lacuna que havia entre uma época e outra, os pesquisadores não conseguiam relacionar ambos os fósseis.

"Tínhamos uma lacuna de entre 40 e 50 milhões de anos na qual tínhamos muito poucas referências fósseis", declarou Peter Makovicky, comissário do Field Museum de Chicago (EUA), que participou da pesquisa conjunta.

Makovicky destacou que o Xiongguanlong baimoensis é "um bom vínculo" entre os dois grupos de fósseis e permite "completar essa parte dos registros de fósseis" correspondentes ao Cretáceo.

O X. baimoensis, afirmam os paleontólogos em pesquisa, estabelece "um vínculo filogenético, morfológico e temporal" entre os dois grupos conhecidos de Tiranossauros.

Os restos dos animais achados na China apresentam semelhanças com os T-Rex, como um crânio quadrado, uma têmpora reforçada para sustentar os grandes músculos da mandíbula, dentes incisivos fortes e uma coluna vertebral sólida capaz de sustentar uma cabeça de grandes dimensões.

Porém, apresenta um focinho alongado e fino, que difere da parte frontal da cabeça de seu parente mais volumoso.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado