UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

06/10/2008 - 07h24

Três europeus levam Prêmio Nobel de Medicina

Da Reuters
Em Estocolmo
Um cientista alemão e dois franceses conquistaram o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta de dois vírus que causam graves doenças nos seres humanos, informou o instituto que concede a premiação nesta segunda-feira (6).

AFP
Foto de arquivo mostra os cientistas franceses Luc Montagnier e Françoise Barre-Sinoussi, que ganharam o Nobel de Medicina pela descoberta do vírus HIV; o alemão Harald zur Hausen, por seu trabalho sobre a causa do câncer cervical
LEIA MAIS SOBRE OS PREMIADOS
MARCELO LEITE: PARA O CÉREBRO
O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão) foi para o alemão Harald zur Hausen, por seu trabalho sobre a causa do câncer cervical, e para os franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier, pela descoberta do vírus causador da Aids, informou o sueco Instituto Karolinska, que dá o prêmio.

A medicina é tradicionalmente a primeira área a ser agraciada com o Prêmio Nobel todos os anos. A primeira edição do Nobel, que dá prêmios nas áreas de ciência, literatura e paz, aconteceu em 1901 atendendo a vontade do inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado