UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

13/03/2007 - 20h00

Bronzeamento pode viciar como álcool e cigarro

NOVA YORK (Reuters) - Assim como o álcool, cigarros e drogas, tentar conseguir o bronzeado perfeito pode viciar, segundo uma nova pesquisa.

Apesar de alertas sobre quão danosos o excesso de exposição ao sol e o bronzeamento artificial podem ser, as pessoas ainda anseiam por uma aparência bronzeada e se recusam a mudar seu comportamento, ainda que isso implique o risco de câncer de pele.

Dermatologistas suspeitam que algumas pessoas necessitam ter um bom bronzeado. Novas pesquisas de cientistas em Washington sugerem que essas pessoas podem estar vicias em luz ultravioleta. "Nosso estudo delimitou descobrir se certos indivíduos, particularmente aqueles que se classificam como frequentes expositores ao sol, exibem comportamentos de vício quanto ao bronzeamento", disse a médica. Robin Hornung, da Universidade de Washington e do Hospital and Regional Medical Center em Seattle.

Estudos anteriores mostraram que luz ultravioleta (UV) do sol pode causar a liberação de endorfinas, que são associadas com a sentimentos de prazer e bem-estar.

Hornung e sua colega Solmaz Poorsattar questionaram 385 universitários sobre bronzeamento e perguntaram se era a primeira coisa que pensavam pela manhã.

Mais de 76 por cento das mulheres disse que tentavam deliberadamente conseguir um bronzeado, ante 59 por cento de homens. Mais mulheres do que homens admitiram tentar aparelhos com essa finalidade.

O estudo descobriu que 18 por cento dos alunos que admitiram a prática deliberada tiveram uma análise que pode ser comparada com desordem relacionada a uma substância. Hornung acrescentou que o fato de que bronzeamento pode viciar para algumas pessoas pede a regulamentação da indústria do bronzeamento.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado