UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/04/2009 - 10h06

Consumo de carne de porco é seguro, diz especialista luso

Da Lusa
Em Lisboa
O diretor-geral de Veterinária de Portugal, Carlos Agrela Pinheiro, assegurou nesta segunda-feira que o consumo de carne suína é "perfeitamente seguro", esclarecendo que a gripe suína é provocada por um "vírus humano".

"Estamos perante um surto de gripe humana provocado por um vírus modificado de origem suína, mas que é um vírus humano", explicou Agrela Pinheiro.

O responsável frisou que, do ponto de vista veterinário, "não há nenhuma preocupação".

"A carne [de suíno] não tem qualquer razão para ser questionada é perfeitamente segura, seja ela de onde for", sustentou, frisando que o consumo de carne não transmite o vírus ao homem.

O diretor-geral de Veterinária adiantou que a questão da terminologia da gripe suína induz "um bocado em erro" e que "as pessoas podem ficar mais alarmadas do que aquilo que seria necessário".

O que aconteceu foi que o vírus H5N1, que normalmente circula nos humanos, fez "mutações e recombinações".

"O vírus recombinou-se com material genético de vírus de origem suína e naquele local do globo [México] começou a ter a capacidade de se transmitir pessoa a pessoa", justificou.

Nos últimos anos tem havido uma preocupação grande com a gripe aviária, mas a situação é completamente distinta, adiantou.

"O H5N1 (gripe das aves), que ainda não adquiriu a possibilidade de se transmitir pessoa a pessoa, é um vírus altamente agressivo e patogênico que esporadicamente afeta as pessoas que contatam com as aves com alguma promiscuidade", frisou.

Neste caso, acrescentou, os suínos não estão afetados por qualquer vírus que seja diferente daqueles que normalmente circulam entre os porcos.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host