UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

22/01/2009 - 10h00

Japão lança primeiro satélite para monitorar efeito estufa

Da Lusa
Em Tóquio
O Japão vai lançar na sexta-feira o primeiro satélite de captação de informações sobre gases com efeito estufa no ambiente terrestre, responsáveis pelas alterações climáticas.

Um foguete H-2A, construído e explorado pelo grupo industrial Mitsubishi Heavy Industries (MHI), deverá decolar às 13h00 locais (02h00 em Brasília) levando a bordo o satélite Ibuki, especialmente equipado para observar a presença de gases com efeito de estufa (entre os quais o dióxido de carbono, CO2) e o seu impacto no planeta.

"É necessário conhecer melhor o comportamento desses gases", considera a Agência de Exploração Espacial japonesa (Jaxa), que coordena este projeto com o Centro Nacional de Investigação Ambiental do Japão.

"É a primeira vez que serão observados estes fenômenos a partir do espaço", frisou, assinalando que "nestes últimos anos, as conseqüências das emissões de gases com efeito de estufa tornaram-se rapidamente patentes", alarmando a comunidade internacional.

"A observação precisa da situação presente contribuirá para tomar as medidas necessárias para lutar contra o aquecimento climático e garantir o futuro da Terra", segundo a agência.

O satélite Ibuki ("sopro" em japonês), que rondará numa órbita a 660 quilômetros da Terra, dará uma volta ao redor do "planeta azul" a cada 100 minutos. A bordo terá uma bateria de instrumentos de medição e meios de transmissão para encaminhar os dados recolhidos para um centro de gestão no solo.

Os Estados Unidos têm um projeto semelhante, mas, segundo a Jaxa, o satélite japonês possui um sensor mais aperfeiçoado.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host