UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

19/01/2009 - 12h30

Estudo mostra que só 34% dos viajantes estão com vacinas atualizadas

Da Agência Estado
Em São Paulo
Especialistas do Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) alertam para a importância da vacinação para quem viaja com frequência, mesmo dentro do país. Segundo informações da agência de notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), um estudo concluiu que só 34,6% daqueles que procuraram o serviço de orientação pré-viagem oferecido pelo ambulatório estavam com as vacinas de rotina em dia.

A pesquisa, realizada entre 2003 e 2006, analisou o perfil de 445 viajantes. Desse universo, 51% viajavam a trabalho e 39,5% por lazer. Os destinos mais procurados foram África (47%), Ásia (31,7%) e América do Sul (21,4%). O estudo mostrou ainda que 385 (86,5%) viajantes tiveram indicação de vacinação para viagem, com destaque para febre tifóide (55,7%), difteria-tétano (54,1%), hepatite A (46,1%), hepatite B (44,2%) e febre amarela (24,7%).

A pesquisa analisou o perfil dos pacientes, a situação vacinal e as vacinas recomendadas. Segundo a autora do estudo, a professora Marta Heloisa Lopes, falta atenção e informação sobre a importância do tema. Ela ressalta que, no país, a maioria dos adultos jovens está com vacinas de rotina desatualizadas. Os resultados do estudo foram publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

AE


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host