UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/12/2008 - 16h00

Aliar dieta e exercícios potencializa resultados, diz especialista

Da Agência Estado
Em São Paulo
Para quem pratica atividade física em casa ou na academia do prédio, alguns acessórios ajudam a potencializar o resultado. Mas é bom lembrar que não fazem milagres sozinhos, pois servem como complemento das atividades, como explica Renato Romani, do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "É um equívoco imaginar que apenas um acessório resolverá tudo", avisa Romani, professor de Medicina do Esporte.

"Para alcançar resultados, é necessário aliar dieta, exercícios aeróbicos e musculares." Esta recomendação serve também, acrescenta o especialista, para quem pretende investir naqueles aparelhos vendidos pela TV ou por sites.

Segundo Romani, nunca se perde gordura em uma única região do corpo. Acreditar que um acessório ou aparelho transformará a barriga de chope, por exemplo, em um "tanquinho" é furada. Nenhum arsenal que promete isso funcionará de forma isolada, sem estar inserido em um programa de fitness.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados. O mais importante é pedir sempre a orientação de um professor de Educação Física, pelo menos na primeira vez em que for usar o acessório.

"Principalmente quem não está familiarizado com aparelhos, e deseja deixar de ser sedentário", ressalta a personal trainer Lubianca Santos, proprietária da academia Treino 10, na Granja Viana. "O profissional precisa indicar as posturas corretas para a realização das atividades físicas, para que o resultado seja satisfatório", alerta.

Para a professora, alguns dos acessórios, como a bola e o disco de equilíbrio, ajudam a ganhar maior condicionamento físico e até a melhorar a postura. "Sem postura não dá para se manter nesses acessórios", diz a personal trainer. "E, para conseguir equilíbrio, é necessário utilizar músculos profundos, que geralmente são pouco solicitados nas atividades tradicionais." A regra básica, antes de tudo, é fazer alongamento e aquecimento, praticando alguma atividade aeróbica.

AE


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host