UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

18/02/2008 - 10h38

Crianças gordas já são o dobro das desnutridas, diz pesquisador

Da Agência Estado
Em Boston
A epidemia global de obesidade infantil chegou a níveis catastróficos. Segundo pesquisadores, o número de crianças gordas no mundo já é o dobro do de desnutridas. São 350 milhões acima do peso ou obesas, o que corresponde a 10% da população mundial nessa faixa etária. "Estamos diante de uma crise global", disse Philip James, pesquisador britânico líder da International Obesity Task Force e um dos maiores especialistas do mundo no assunto.

Trata-se de uma epidemia disseminada pela cultura do fast-food e do sedentarismo que, para os especialistas, precisa ser combatida com ações tanto educativas quanto regulatórias. Não basta esperar que as pessoas emagreçam sozinhas, por preocupações estéticas ou mesmo de saúde, alertou James.

Estudos demonstram que, por razões ainda não compreendidas, o cérebro de obesos interpreta o excesso de gordura como algo a ser preservado. Ou seja: o cérebro de uma pessoa gorda 'faz força' para que ela permaneça gorda, por meio de estímulos nervosos e hormonais.

"Uma vez que você entra na obesidade, é muito difícil sair. É preciso lutar contra o próprio cérebro", disse James ao jornal O Estado de S. Paulo, após um debate sobre o tema na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Boston. Obesos são mais suscetíveis a doenças como diabete, hipertensão e colesterol alto.

Para a pesquisadora Christina Economos, da Universidade Tufts, a solução precisa ser trabalhada em múltiplos ambientes para incentivar mudanças comportamentais desde o quarto da criança até o refeitório da escola. Uma receita básica: menos televisão, menos internet, mais brincadeiras, mais verduras e menos batatas fritas.

"Nós excluímos o exercício das nossas vidas, e isso pode ser até mais prejudicial do que a quantidade de calorias que ingerimos", disse Christina. Segundo ela, não se trata só de praticar esportes ou freqüentar a academia, mas preservar hábitos simples, como caminhar até a escola ou brincar na rua com os amigos.

AE


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host