UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/05/2009 - 12h09

ONU alerta que vacinas contra febre amarela podem acabar em 2010

Da Efe
Em Genebra
As principais organizações de saúde advertiram hoje que se não houver mais financiamento para aumentar a reserva global, as vacinas contra a febre amarela estarão esgotadas em 2010, deixando milhões de pessoas com risco de contrair a doença.

"Se permitirmos que as reservas de vacinas contra a febre amarela se esgotem, os países que ainda não se beneficiaram das campanhas de imunização contra a doença serão injustamente abandonados", declarou o especialista em Saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Edward Hoekstra.

Se as vacinações não continuarem, 150 milhões de crianças e adultos na África continuarão expostos a essa doença, especialmente em Benin, Serra Leoa, Nigéria, Libéria, Guiné, Gana e Costa do Marfim, como assinalou o Grupo de Coordenação Internacional para a Provisão de Vacinas contra a febre amarela.

Dele fazem parte OMS, Médicos sem Fronteiras (MSF), Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) e Unicef.

A população de cinco dos 12 países mais vulneráveis à doença (Togo, Mali, Senegal, Burkina Fasso e Camarões) já está protegida graças às vacinações patrocinadas pelo Fundo Financeiro Internacional para a Imunização (IFFI).

E apenas com o programa de vacinação de Burkina Fasso e Camarões se alcançou 95% da população mundial afetada pela doença.

O coordenador de Provisões e Intervenção em Epidemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), William Perea, disse que a crise financeira e econômica mundial é a causadora dessa falta de contribuições.

"Se olharmos para antes de 2009, já veremos graves reduções de financiamento. Embora a produção de vacinas contra a febre amarela tenha triplicado desde 2001, a manutenção do programa está limitada pela falta de provisão de vacinas em 2009", disse Perea.

A febre amarela, causada por um vírus transmitido pelos mosquitos, é endêmica nas regiões de selva, onde a OMS calcula que se produzem perto de 206 mil casos e 52 mil mortes ao ano.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado