UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

18/03/2009 - 15h00

Cientistas acham fóssil de dinossauro ornitópode com indício de plumas

Da Efe
Em Londres
Uma equipe de cientistas chineses e americanos descobriu na China o fóssil de um dinossauro do grupo dos ornitópodes (herbívoros) que apresenta sinais de algo semelhante a plumas.

A descoberta, relatada na revista científica britânica "Nature", ocorreu no condado chinês de Jianchang, na província de Liaoning, e o fóssil parece corresponder ao período conhecido como Cretáceo inferior (entre 144 e 99 milhões de anos atrás).

AP/Academia Chinesa de Ciências Geológicas
O achado pode modificar a teoria sobre a origem da plumagem dos ornitópodes
IMAGENS DA SEMANA
IDENTIFICADO MAIOR DINO DOS MARES
DINO MENOR QUE GATO É ACHADO
O achado pode modificar a teoria sobre a origem da plumagem nesses animais pré-históricos. Até agora, os especialistas acreditavam que os pássaros atuais, que vêm a ser dinossauros com plumas, descendiam dos terópodes, dinossauros carnívoros bípedes do grupo dos saurísquios que viveram desde o Triásico superior até o Cretáceo superior (entre 228 e 65 milhões de anos atrás).

No entanto, o fóssil descoberto por Hai-Lu You, da academia chinesa de ciências geológicas, e Lawrence Witmer, da universidade americana de Ohio, desafiaria a teoria, pois apresenta indícios de plumas, mas, por outro lado, pertence à família dos pequenos heterodontossauros, do grupo dos ornitópodes (fitófagos).

O fóssil, batizado como "Tianyulong confuciusi", tem em várias partes do corpo estruturas filamentosas externas parecidas com plumas, afirmam os cientistas.

Essas estruturas, que não apresentam sinais de ramificações, têm o mesmo tamanho e estão agrupadas em três zonas, mais uma quarta, na cauda, onde são mais longas, de até 6 centímetros.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado