UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

31/01/2009 - 07h00

Até produtores de banana são contra dieta da fruta

Por Francisco Galindo
Da Efe
A "dieta da banana" virou moda até em lugares como o Japão, onde, segundo a organização espanhola Plátano de Canárias (platanodecanarias.net), que agrupa os principais produtores de banana do arquipélago das Ilhas Canárias, os estoques da fruta chegaram a ficar vazios devido a tanta demanda.

Apesar disso, a organização desaconselhou esta e outras monodietas com as mesmas características, por considerá-las desequilibradas e pelo fato de experimentos clínicos terem comprovado que não promovem uma perda de peso saudável.

Apesar de a venda do gênero beneficiá-los, os produtores de banana das Ilhas Canárias, em um comunicado, apelaram à responsabilidade das pessoas na hora em que escolherem uma dieta baseada no consumo quase exclusivo da fruta.

Arquivo Folha Imagem
Produtores de banana das Ilhas Canárias apelaram à responsabilidade das pessoas na hora de escolher uma dieta baseada no consumo quase exclusivo da fruta, apesar de terem se beneficiado da moda
MAIS NOVIDADES SOBRE DIETA
VEJA AQUI UMA VERSÃO EQUILIBRADA DA DIETA DA BANANA, ELABORADA POR NUTRICIONISTAS
PODERES DA BANANA VERDE
FRUTA É RICA EM TRIPTOFANO
UOL DIETA
A Plátano de Canárias (Bananas das Canárias, em tradução livre) reconheceu que, sem sombra de dúvidas, a monodieta da banana favorece a perda de peso, já que, com ela, a ingestão de calorias diminui bastante em comparação com a de uma dieta mais variada.

No entanto, os produtores advertem que, no longo prazo, adotar este regime "não é a melhor forma de se perder peso", porque ele, como outras monodietas, aumenta as deficiências nutricionais do organismo.

Efeito sanfona

A atitude dos produtores de bananas da Espanha é corroborada por médicos mais rigorosos que repetem até não poder mais que as monodietas são totalmente desaconselháveis porque, além de serem desequilibradas do ponto de vista nutricional, não levam a uma perda de peso efetiva.

Estas dietas costumam provocar o famoso efeito sanfona: depois que elimina certa quantidade de gordura em uma primeira fase, o organismo a recupera assim que a pessoa retoma seus hábitos alimentares normais.
Tanto a banana como outras frutas podem ter propriedades emagrecedoras, mas sempre que estiverem combinadas com outros alimentos e em quantidades adequadas.

Além da dieta da banana, nos últimos anos outras monodietas ficaram famosas, como a da toranja (grapefruit), a da maçã e até a do pêssego em calda, que pode ter um efeito totalmente contrário ao desejado, dada a elevada concentração de açúcar presente nas frutas em conserva.

Outro ponto negativo das dietas à base de um único alimento é que as pessoas que as seguem sentem tanta fome quanto as que são adeptas de um regime restritivo diversificado, com a vantagem de que estas últimas podem ser mais bem-sucedidas em seu objetivo final tendo mais prazer com uma alimentação variada.

Mas nem só de frutas são feitas as monodietas. Alguns especialistas em nutrição também citam como exemplo de dieta monótona, deficitária e prejudicial à saúde aquela que prega a ingestão diária de uma espécie de pasta de leite em pó e azeite com água e frutose.

Além de ser extremamente restritivo e de ter um sabor bastante desagradável, este composto alimentar não fornece os microcomponentes necessários para o organismo e é relativamente pobre em proteínas e carboidratos.

Café da manhã monotemático

Na elaboração de dietas restritivas mas variadas, o nutricionista tem a chance de mostrar sua capacidade e sua habilidade de saber combinar a infinita variedade de alimentos que a natureza e as prateleiras de supermercados oferecem aos consumidores.

Esta variedade, por exemplo, vai de encontro ao café da manhã tipicamente monotemático consumido por uma enorme quantidade de pessoas, geralmente composto por uma xícara de café com leite acompanhada de torradas ou fatias de pão com manteiga.

Para um desjejum saudável e que fuja da mesmice, bons nutricionistas recomendam a substituição das torradas ou dos biscoitos de água e sal, típicos da primeira e mais importante refeição do dia, por pães levemente tostados e untados com tomate e azeite de oliva, cuja gordura (ácido oléico) é muito mais saudável que a de uma margarina industrializada.

As dietas repetitivas, não tão prejudiciais como as monodietas, já que envolvem uma variedade reduzida de alimentos, são aconselháveis apenas para crianças, que precisam se acostumar a uma rotina alimentar, ou para idosos com problemas de saúde específicos.

Ainda assim, nestes casos continua sendo necessário introduzir alimentos variados de tempos em tempos, para evitar que as refeições se tornem monótonas e comecem a ser rejeitadas.

Vale lembrar que, diante de um prato que se repete todo dia, as crianças são as primeiras a reclamar: "Outra vez a mesma coisa de ontem?". Por isso, para melhorar a saúde de toda a família, nada melhor que uma alimentação variada e rica em todos os nutrientes.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado