UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

16/11/2007 - 11h14

Remédio para emagrecer aprovado no Brasil aumenta o risco de transtornos psíquicos, diz estudo

Da Efe
Em Londres
Cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que o remédio para emagrecimento rimonabanto (Acomplia),
comercializado também como tratamento para deixar de fumar, aumenta o risco de transtornos psíquicos.

A conclusão foi publicada no último número da revista médica britânica "The Lancet". Segundo os especialistas, o estudo volta a destacar a necessidade de encontrar remédios para a perda de peso que não causem efeitos colaterais.

"Nosso estudo mostra que 20 miligramas por dia de rimonabanto aumentam o risco de episódios de transtorno psíquico, como depressão e ansiedade", em pacientes que não tinham apresentado nenhum antecedente de problemas mentais, dizem os pesquisadores na revista.

Os cientistas da instituição dinamarquesa realizaram uma pesquisa com 4.105 pacientes, divididos em dois grupos: parte deles recebeu 20 miligramas por dia de rimonabanto, e os outros tomaram um placebo.

Depois de um ano, os pacientes que tomaram o remédio tinham perdido uma média de 4,7 quilos a mais que os do grupo de controle.

Mas também tiveram 40% a mais de probabilidades de apresentar um transtorno psíquico grave.

Além disso, os pacientes que receberam rimonabanto foram 2,5 vezes mais propensos a abandonar o tratamento devido a transtornos depressivos. A probabilidade de deixar o remédio por causa da ansiedade foi três vezes maior.

Os resultados de um estudo americano indicam também que os consumidores de Rimonabant apresentam um maior risco de suicídio.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado