UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

08/06/2007 - 18h15

Sociedade Canadense do Câncer recomenda uso diário de vitamina D

MONTREAL, Canadá, 8 Jun (AFP) - A Sociedade Canadense do Câncer recomendou nesta sexta-feira aos adultos que tomem diariamente vitamina D durante o outono e o inverno, uma forma eficaz para prevenir a doença, segundo um estudo americano publicado no mesmo dia.

A recomendação da Sociedade do Câncer "se baseia numa série de provas cada vez mais numerosas de um vínculo entre a vitamina D e uma redução dos riscos de câncer de próstata, de mama e colo-retal", acrescentou num comunicado.

"É, sem dúvida, a primeira vez que uma importante organização de saúde pública apóia o uso desta vitamina como terapia preventiva do câncer para o conjunto da população", destacou o jornal The Globe and Mail.

A Sociedade do Câncer recomenda aos adultos canadenses tomar um suplemento de 1.000 unidades internacionais (ui) de vitamina D por dia, no outono e no inverno.

A entidade estende esta recomendação a todo o ano para pessoas que apresentem um risco maior que a média de carência de vitamina D, isto é, os idosos, os que têm pigmentação escura ou as que não costumam sair muito de casa.

A vitamina D é sintetizada pela pele durante a exposição ao sol.

A situação geográfica do Canadá, onde os invernos são longos, teve um papel determinante na decisão da sociedade em fazer esta recomendação, disse Heather Logan, sua diretora de política de luta contra o câncer.

A recomendação coincide com a publicação no American Journal of Clinical Nutrition de um estudo que mostra que uma combinação de suplementos de vitamina D e cálcio reduz consideravelmente os riscos de todos os tipos de câncer nas mulheres no período pós-menopausa.



Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado