UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

08/06/2007 - 18h14

IBM desenvolve software para prever propagação de doenças infecciosas

San Francisco (EUA.), 8 jun (EFE).- A empresa de informática IBM anunciou hoje o lançamento de um novo software gratuito de código aberto, capaz de prever a propagação de doenças infecciosas no mundo.

A IBM doará o software aos cientistas e autoridades da área de saúde de todo o mundo, para ajudá-los a planejar com mais eficácia sua resposta perante emergências.

Os programadores poderão modificar o software, chamado "Spatiotemporal Epidemiological Modeler" (STEM), a fim de ajustá-lo a doenças ou povoações determinadas.

A multinacional assinalou que passou três anos desenvolvendo o código, que pela primeira vez permitirá criar rapidamente modelos epidemiológicos para prever como uma doença infecciosa, como a gripe aviária, se propaga ao longo do tempo.

O STEM funciona em qualquer sistema operacional, e cria uma representação gráfica da doença a partir de parâmetros como população, dados geográficos, localização dos aeroportos ou rotas migratórias dos pássaros.

"O STEM permitirá às autoridades prever a propagação de doenças, como já se faz com a chegada de uma tempestade ou um furacão", disse Joseph Jasinski, diretor da IBM encarregado do programa.

"Até agora, foi difícil simular cenários de crises de saúde em escala global. O STEM permite fazer isso", acrescentou Jasinski, em comunicado.

O STEM (disponível no endereço www.eclipse.org/ohf/components/stem/), é um dos softwares que fazem parte da Global Pandemic Initiative, uma colaboração entre a IBM e 20 instituições de saúde de todo o mundo.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado