UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

05/06/2007 - 09h00

OMS pede aos Governos que combatam mudança climática

Genebra, 5 jun (EFE).- A diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, que os Governos combatam os efeitos da mudança climática, já que atingem a saúde e aumentam os gastos com saúde pública.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
AFP/Ahmad Zamroni
Estudante distribui mudas de plantas a motoristas em Jacarta, na Indonésia, um dos países mais vulneráveis ao impacto provocado pelas mudanças climáticas, de acordo com relatório divulgado pela ONU
CRESCE PREOCUPAÇÃO NO BRASIL
APELO DA ONU
GRUPO DE DISCUSSÃO
"Muitas das doenças mais mortais são muito sensíveis às condições da mudança climática", disse Chan. Ela lembrou que algumas, como malária, diarréia e desnutrição, "matam milhões de pessoas a cada ano, na maioria crianças".

Sem uma ação efetiva para conter e adaptar as mudanças climáticas, as condições vão piorar e tornar o controle das doenças mais difícil e caro, acrescentou.

Por isso, a diretora da OMS propôs aos países que "reforcem seus sistemas de saúde pública, que são a primeira linha de defesa contra os riscos que a mudança climática representa para a saúde". Para ela, os Governos têm que "lembrar de que a prevenção é a cura mais importante".

Chan ressaltou que "muitas das ações necessárias para diminuir o impacto da mudança climática podem reduzir a poluição ambiental e salvar vidas".

Alcançar esse objetivo, disse, requer "uma mudança no comportamento tanto dos indivíduos, quanto das comunidades e dos Governos, além de suas políticas. O uso de energias mais limpas e sistemas de transportes sustentáveis, por exemplo, teria impacto imediato sobre a saúde".

A diretora da OMS afirmou que "limitar o impacto da mudança climática significa, além de proteger o meio ambiente, salvar vidas e famílias". Ela lembrou que a onda de calor enfrentada pela Europa em 2003 matou mais de 35 mil pessoas, e que a passagem de furacão Katrina em 2005 causou mortes e destruição nos EUA.

Segundo dados da OMS, cerca de 60 mil pessoas morrem a cada ano no mundo - a maioria em países em desenvolvimento - em conseqüência dos desastres naturais relacionados com a mudança climática.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado