Washington, 22 mai (EFE).- A FDA aprovou a primeira pílula anticoncepcional que elimina indefinidamente os períodos menstruais femininos, informou hoje a agência dos Estados Unidos.
OPINIÕES DIVIDIDAS |
---|
Para muitas mulheres, menstruar todo mês é sinal de que a saúde está boa e que não houve gravidez |
LEIA REPORTAGEM |
A nova pílula, que se chama Lybrel e que começará a ser vendida em julho, é a primeira deste tipo e para uso contínuo que recebe a aprovação da FDA (agência reguladora de medicamentos e comida dos EUA), segundo o comunicado divulgado hoje.
Trata-se de um pacote com 28 pílulas, todas elas com uma dose baixa de hormônios, em contraposição a outras pílulas anticoncepcionais do mercado que contêm 21 pílulas reais e sete comprimidos de placebo, que são tomados quando a mulher está em plena menstruação.
Segundo a FDA, a vantagem de Lybrel é que as mulheres não menstruarão enquanto estiverem realizando o tratamento, mas destacaram a possibilidade de acontecerem hemorragias inesperadas em qualquer momento do ciclo menstrual.
"As mulheres que usarem o Lybrel não menstruarão, mas poderão experimentar hemorragias inesperadas e não planejadas", diz o comunicado.
No entanto, a FDA diz que esta incidência parece diminuir no decorrer do tempo.