UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

10/06/2009 - 10h03

Britânicos criam novo teste para ajudar a identificar demência

Da BBC Brasil
Um novo teste elaborado para avaliar a agilidade mental de um paciente pode ajudar a detectar o Mal de Alzheimer com maior precisão do que os testes tradicionais, de acordo com pesquisadores britânicos.

O questionário com duas páginas pode ser preenchido pelos próprios pacientes na sala de espera de consultórios médicos ou de hospitais.

Um estudo publicado esta semana na revista científica Neurology indica que idosos que se exercitam pelo menos uma vez por semana, tem maior escolaridade (além do 2º grau), nunca fumaram e são mais socialmente ativos têm mais chances de manter sua capacidade cognitiva aos 70 e 80 anos.

O estudo acompanhou, por oito anos, 2,5 mil pessoas com idades entre 70 e 79 anos, medindo suas habilidades cognitivas diversas vezes durante a pesquisa. Entre os participantes, 53% apresentaram declínio normal com o envelhecimento, 16% tiveram declínio cognitivo maior, e 30% não tiveram mudanças ou melhoram seus resultados nos testes com o passar dos anos. Leia mais
SAIBA COMO PROTEGER O SEU CÉREBRO DO ENVELHECIMENTO
EXAME DE SANGUE PODE IDENTIFICAR DEMÊNCIA
ALZHEIMER DÁ SINAIS ANTES
DE SE MANIFESTAR
LEIA MAIS SOBRE DEMÊNCIA
O chamado "Teste Sua Memória" (TYM, na sigla em inglês) inclui uma série de dez tarefas que têm o objetivo de avaliar habilidades-chave que podem ser afetadas pela doença, como a de copiar uma sentença, usar as palavras apropriadamente, empregar aritmética básica ou usar a memória.

Jeremy Brown, neurologista do Hospital Addenbrooke, em Cambridge, onde o teste foi desenvolvido, disse que o TYM detectou Alzheimer em 93% dos pacientes em um teste com 540 pessoas saudáveis e 139 pessoas já diagnosticadas com a doença. O teste tradicional, conhecido como Mini-Avaliação do Estado Mental (MMSE, na sigla em inglês), revelou a presença da doença em apenas 52% dos pacientes.

"É um novo teste de triagem para o mal de Alzheimer", disse Brown. "Não é um teste para diagnóstico mas poderá permitir uma triagem rápida de pacientes com problemas de memória e identificar os que precisam ser enviados para uma avaliação mais detalhada."

"O atual teste-padrão (...) vem sendo usado há 50 anos e leva cerca de oito minutos para ser concluído. Ele não é particularmente sensível para detectar o mal de Alzheimer."

O especialista acredita ainda que este teste pode ser muito mais fácil de aplicar em pessoas que não têm o inglês como língua nativa.

Entre as perguntas do TYM estão: "O que uma cenoura e uma batata têm em comum"?; "Desenhe os ponteiros para que o relógio marque 9h20"; "Em que ano a Primeira Guerra Mundial começou?"; ou "Escreva os nomes de quatro animais que comecem com a letra 'S'".

Em aritmética, pede-se que o paciente faça contas simples de adição, subtração e multiplicação.

O novo teste foi apresentado na revista "BMJ Online".

Rebecca Wood, diretora executiva da ONG Alzheimer's Research Trust, disse que o novo teste é um grande passo nos esforços para identificar sinais prematuros de demência.

Wood acredita que dois terços das pessoas que desenvolveram o mal não foram diagnosticadas imediatamente.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host