UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

25/05/2009 - 17h24

Menopausa precoce tem ligação com genes, diz pesquisa

Da BBC Brasil
Cientistas identificaram variantes genéticas que podem influenciar a idade em que algumas mulheres atingem a menopausa.

Dados genéticos compilados a partir de nove estudos envolvendo mais de dez mil mulheres na menopausa foram analisados por especialistas holandeses da Universidade Erasmus, em Roterdã.

Eles encontraram 20 mudanças nos códigos genéticos das voluntárias que foram associadas à menopausa precoce.

Tais variantes estão localizadas em quatro locais diferentes nos cromossomos 19 e 20.

Os cientistas suspeitam que as mutações atuem nos ovários ou no cérebro, apesar de seus efeitos precisos ainda não terem sido esclarecidos.

"Nós descobrimos que as 20 mudanças genéticas eram todas relacionadas à menopausa levemente precoce, e as mulheres que tinham pelo menos uma delas entraram na menopausa um ano antes das outras", disse Lisette Stolk, uma das pesquisadoras da Universidade Erasmus.

Maternidade tardia
A pesquisadora disse a idade da menopausa pode ser um fator importante principalmente nos países ocidentais, onde muitas mulheres tendem a ter filhos mais velhas, perto da idade da menopausa.

A menopausa geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade.
Lisette Stolk disse esperar que os estudos ajudem os cientistas a entender melhor a função das variantes genéticas envolvendo a menopausa precoce.

"Um dia nós seremos capazes de examinar mulheres que têm problemas de engravidar para ver se elas têm uma ou mais dessas variantes que podem ser relacionadas à fertilidade inferior ao normal", disse a pesquisadora.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host