UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

20/08/2008 - 11h18

Tendência à agressividade pode estar "escrita" no rosto, diz pesquisa

Da BBC Brasil
As tendências agressivas de um homem podem ser identificadas nos traços de seu rosto, segundo um estudo realizado por pesquisadores canadenses.

A equipe analisou o rosto de 90 jogadores de hóquei no gelo e constatou uma significativa correlação entre as proporções do rosto do jogador e a quantidade de faltas cometidas por ele.

Os resultados foram publicados na revista acadêmica Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences.

O formato do rosto foi determinado ao medir a distância entre os ossos acima das bochechas e dividindo essa medida pela distância entre as sobrancelhas e o lábio superior.

Pelo estudo, quanto maior a proporção entre a largura e o comprimento do rosto, mais agressivo o jogador era.

Uma fase anterior do estudo já havia demonstrado uma diferença no formato dos rostos de homens e mulheres, com homens tendo geralmente rostos mais arredondados do que as mulheres.

Essa diferenciação no formato dos rostos de homens e mulheres acontece geralmente na puberdade, segundo os pesquisadores, devido a um aumento dos hormônios sexuais, principalmente a testosterona nos meninos.

"Nós sugerimos que os traços que se tornam evidentes durante a puberdade são resultado de diferentes níveis de testosterona e o hormônio pode ser responsável por determinar a relação entre a largura e o comprimento do rosto", disse Justin Carre, da Brock University, em Ontário.

Por isso, é possível que o nível de testosterona influencie as tendências agressivas, segundo os cientistas.

Os pesquisadores não verificaram a mesma relação entre o formato do rosto e agressividade nas mulheres.

Os pesquisadores afirmam ter escolhido jogadores de hóquei no gelo para a análise porque, segundo eles, há muito comportamento agressivo nesse esporte e esse comportamento é normalmente considerado aceitável.

Os resultados sugerem que o formato do rosto pode ter sido moldado pela evolução como uma marca da propensão à agressão.

O próximo passo será analisar se as pessoas podem julgar, pelo formato do rosto, a personalidade de outros seres humanos.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host