UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

15/07/2008 - 06h44

Exercício pode retardar avanço de Alzheimer, diz estudo

Da BBC Brasil
Bom condicionamento físico pode diminuir o ritmo de agravamento do mal de Alzheimer, sugeriu pesquisa de cientistas nos Estados Unidos.

O estudo divulgado na revista "Neurology", da Academia Americana de Neurologia, examinou 121 pessoas com 60 anos de idade ou mais - cerca da metade delas nos primeiros estágios da doença e os demais, saudáveis.

Os portadores da doença e com menor condicionamento físico apresentavam quatro vezes mais sinais de encolhimento do cérebro do que os que estavam em melhores condições físicas.

Mente e Cérebro
O vírus Herpes simplex tipo 1, um dos microorganismos que podem ter relação com o aparecimento do Alzheimer, segundo alguns especialistas
LEIA MAIS
Não foi registrada diferença entre os participantes da pesquisa que não tinham desenvolvido o mal de Alzheimer.

"As pessoas nos estágios preliminares do mal de Alzheimer podem preservar sua função cerebral por um período mais longo exercitando-se regularmente e reduzindo potencialmente o volume cerebral perdido", disse Jeffrey Burns, da Escola de Medicina da Universidade de Kansas.

"Evidências mostram que a redução do volume do cérebro está ligado a um mau desempenho cognitivo, assim, preservar mais volume cerebral pode se traduzir em um melhor desempenho cognitivo."

Segundo Burns, este é um dos primeiros estudos a explorar a relação entre as condições cardiorespiratórias de pacientes e o mal de Alzheimer.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host