UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/12/2007 - 18h23

ONG apóia uso de GPS em pacientes de Alzheimer

Da BBC Brasil
Uma proposta para equipar com aparelhos de rastreamento eletrônico pacientes que sofrem de demência em decorrência do mal de Alzheimer recebeu apoio, nesta quinta-feira, da ONG britânica Alzheimer's Society, que trabalha com tratamento e pesquisa para os pacientes da doença.

A organização acredita que o rastreamento, se autorizado pelo paciente, pode dar mais autonomia aos doentes e garantir que seus familiares saibam onde eles estão quando saem de casa.

Segundo a Alzheimer's Society, cerca de 60% dos pacientes podem andar a esmo pela cidade e 40% acabaram se perdendo em algum momento.

"Nós sabemos que há nova tecnologia disponível capaz de oferecer benefícios às pessoas com demência e às pessoas que cuidam delas", disse o diretor-executivo da ONG, Neil Hunt.

A proposta vem sendo estudada pelo governo britânico, que acredita que o rastreamento eletrônico pode permitir que os pacientes levem "uma vida mais plena".

Para Hunt, apesar dos benefícios da nova tecnologia, "há um equilíbrio delicado a ser alcançado entre dar autonomia às pessoas e restringir seus movimentos".

Segundo ele, o rastreamento também não deve ser usado como alternativa para uma assistência de boa qualidade ao paciente.

Tecnologia

A Alzheimer's Society afirma que qualquer decisão sobre o uso de equipamento de monitoramento eletrônico deve ser tomada em conjunto com o paciente nos primeiros estágios de demência.

O equipamento para rastreamento usa o GPS (Global Positioning System, em inglês), um sistema de localização por satélite.

A tecnologia já é usada para permitir que os pais monitorem os movimentos de seus filhos e há um mercado cada vez maior para artefatos eletrônicos deste tipo.

A Grã-Bretanha tem cerca de 700 mil pessoas com algum tipo de demência, e a previsão é que este número possa chegar a 1,7 milhão em 2051.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host