UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

13/07/2007 - 10h21

Médicos alertam para uso de aparelhos eletrônicos durante tempestade

BBC Brasil
Médicos em Vancouver, no Canadá, alertaram que pessoas que usam media players portáteis durante uma tempestade podem correr risco de ferimentos.

Em uma carta ao New England Journal of Medicine, eles disseram que um paciente atingido por um raio quando usava seu iPod sofreu queimaduras e teve problemas de audição.

O paciente, que estava fazendo jogging durante a tempestade, sofreu queimaduras no peito e nas pernas.

Os médicos dizem que o seu suor e os fones de ouvido ajudaram a canalizar a eletricidade.

Especialistas dizem que sozinhos, os aparelhos eletrônicos, como por exemplo music players ou telefones celulares, não atraem raios.

Mas no caso do paciente de Vancouver, "a combinação de suor e fones de ouvido de metal direcionaram a corrente elétrica para e através da cabeça do paciente", escreveram os médicos Eric J. Heffernan, Peter L. Munk e Luck J. Louis do Hospital Geral de Vancouver.

Tímpanos

A mandíbula do paciente quebrou, provavelmente por causa de uma contração muscular, de acordo com os médicos.

A corrente elétrica que passou pelos fones de ouvido levou o ar dentro deles a se aquecer e expandir, criando ondas de pressão que romperam os tímpanos.

A eletricidade extra que passou pela fiação do music player do paciente provocou queimaduras de segundo grau no peito e perna esquerda.

Além disso, testemunhas dizem que o paciente foi lançado cerca de 2,4 metros no ar depois que o raio o atingiu, segundo os médicos.

O incidente, ocorrido há dois anos, deixou o paciente com menos de 50% de capacidade auditiva em ambos os ouvidos.

Já foram registrados vários outros casos de pessoas com queimaduras e perda da audição depois de atingidas por um raio quando usavam seus music players.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host