UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

09/06/2007 - 17h45

Ciclistas protestam nus em várias cidades do mundo contra os carros

MADRI, 9 jun 2007 (AFP) - Centenas de ciclistas manifestaram nus em suas bicicletas neste sábado em várias cidades do mundo, entre elas Madri, Londres e Paris, onde cinco pessoas foram advertidas pela polícia, para protestar contra a poluição e os riscos do uso de carros e motos.

Pela primeira vez, Paris participou deste movimento internacional apresentado como "festivo e militante", em resposta ao chamado internacional da coordenação de grupos de ciclistas nudistas, uma associação com sede na região de Aragon (nordeste da Espanha).

Dezenas de pessoas, entre as quais algumas vestidas, outras sem camisa ou com uma única peça de roupa, desfilaram de bicicleta ou a pé, apesar do cancelamento anunciado pela organização, por falta de autorização do governo local. Entre os manifestantes, cinco foram advertidos por "exibição sexual", segundo a polícia.

Reunidas na partida no leste de Paris, dezenas de manifestantes formaram um cortejo em direção à Opera, no centro da capital, para denunciar a poluição e os perigos criados por carros a motor e mostrar a fragilidade dos ciclistas, segundo os organizadores.

Convocar os ciclistas para manifestar nus, "no trânsito de automóveis onde dominam a mecânica, a potência e a velocidade, é uma forma de enfatizar a fragilidade do ciclista no tráfico urbano", segundo os organizadores.

Em Cabo Verde, na África do Sul, a primeira manifestação deste tipo foi interditada pelas autoridades que alegaram "ausência de forças de segurança necessárias". Os manifestantes denunciaram então um ataque contra seus direitos constitucionais.

Em Madri, cidade pouco adepta à bicicleta, aproximadamente 300 ciclistas nus manifestaram no centro da cidade.

O passeio ciclístico de nus aconteceu na praça das Cibeles para um público tranqüilo e inúmeros fotógrafos.

"Precisamos respeitar os ciclistas, somos todos iguais no trânsito", declarou à AFP o ciclista Abel, denunciando com seus colegas os "carros de m..." que poluem a cidade.

Para Manuel, um jovem entusiasmado, vale protestar também contra a reunião do G8, que acaba de ser realizada na Alemanha e o "capitalismo" poluente.

No Reino Unido, onde a nudez é usada como um ato de excentricidade, cerca de 200 pessoas de todas as idades desfilaram em Bristol (sudoeste) na manhã de sábado, antes do passeio principal, de Londres, e outros previstos em Manchester e Southampton.

Algumas pessoas estavam completamente peladas, outras, mais recatadas, pintaram o corpo ou se enrolaram em fitas adesivas.

"É uma maneira um pouco chocante, mas divertida, de dizer seriamente que não deveríamos aceitar as estradas, as cidades e um planeta dominado pela brutalidade dos carros que poluem sistematicamente o ar que respiramos, destroem vidas e desgastam o meio ambiente", explicou Duncan Blinkhorn, um dos organizadores.

Em Montreal, centenas de curiosos foram ao Parque Laurier, perto do centro da cidade, na linha de partida do passeio de dezenas de ciclistas, que percorreram as ruas da cidade de umbigo pra fora, escoltados pela polícia.

"Policiais, tirem suas roupas", gritavam os espectadores.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado