UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

21/05/2007 - 19h22

Novo estudo aponta alta alarmante das emissões de CO2 no mundo

WASHINGTON, 21 mai (AFP) - As emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases causadores do efeito estufa, aumentaram no mundo de forma alarmante entre 2000 e 2004, a um ritmo três vezes superior ao dos anos 90, de acordo com um estudo científico americano divulgado nesta segunda-feira.

Estas emissões de CO2 aumentaram 3,1% por ano no início de 2000 contra um ritmo de 1,1% por ano na década de 90, segundo o estudo, divulgado pela revista da Academia Nacional de Ciências (PNAS).

Os autores do estudo demonstram que este crescimento acelerado das emissões de CO2 se deve ao aumento do consumo de energia e ao aumento de carbono na produção de energia.

O estudo mostra ainda que as emissões de CO2 aumentaram mais rápido desde 2000 do que no pior cenário visualizado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, sigla em inglês).

"As tendências que vinculam a energia ao crescimento econômico vão, realmente, na direção equivocada", avaliou o principal autor da pesquisa, Chris Field, diretor do Departamento sobre Ecologia Mundial da Carnegie Institution.

A aceleração de emissões de CO2 é significativa nos países em desenvolvimento, cuja economia avança fortemente, sobretudo a China.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado