A Nasa, agência espacial norte-americana, decidiu adiar o retorno do ônibus espacial Atlantis, com os tripulantes que executaram o conserto do Hubble nos últimos dias, devido ao mau tempo. Havia dois horários possíveis para o pouso na manhã desta sexta-feira (22), mas a equipe responsável pela operação achou que seria mais seguro deixar a volta para este sábado de manhã.
Prédio da Nasa no Kennedy Space Center, na Flórida, nesta sexta-feira |
VEJA ÁLBUM DO MÊS |
O telescópio Hubble, com baterias recarregadas e novos instrumentos, foi recolocado em órbita nesta terça-feira (19), após uma arriscada missão, de US$ 220 milhões, que fará o equipamento funcionar por pelo menos mais cinco anos. Para realizar os trabalhos, o Atlantis atingiu uma órbita muito acima da faixa na qual fica posicionada a ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês).
Caso ocorra algum imprevisto, o "Atlantis" pode tentar descer na base Edwards da Força Aérea, na Califórnia. As opções de aterrissagem para o domingo incluem Flórida, Califórnia e Novo México.
O sucesso da missão foi comemorado na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, em uma comunicação com o comandante Scott Altman, a quem transmitiu felicitações. "Estou orgulhoso do que conseguiram. Esta missão de conserto no espaço proporcionou um exemplo maravilhoso da dedicação e do compromisso com a prospecção que representa os Estados Unidos", acrescentou Obama.
*Com informações da Efe