UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

15/05/2009 - 15h24

The New York Times: Ordem das vacinas pode causar mais ou menos dor

Nicholas Bakalar
The New York Times
A intensidade da dor sentida por bebês quando eles tomam vacinas pode depender da ordem na qual as injeções são aplicadas.

Geralmente, os bebês recebem a vacina tetravalente (para difteria, coqueluche, tétano e Haemophilus influenza tipo B), pólio e PCV (para pneumococo) na mesma visita. Pesquisadores escolheram 120 bebês, com média de idade de 4,5 meses, para receber as duas injeções em ordem aleatória.

Arquivo Folha Imagem
Aplicar primeiro a vacina DTP causava significativamente menos dor, diz o estudo
BUTANTAN FAZ ESTUDO COM VACINA CONTRA GRIPE EM IDADE ESCOLAR
UOL CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Os procedimentos foram filmados e avaliados pela dor por observadores independentes numa escala de dez pontos, que media expressões faciais e movimentos do corpo. Os pais avaliavam a dor da criança usando uma escala de dez pontos, indo de "dor nenhuma" a "pior dor possível". Finalmente, os pesquisadores apontaram a presença ou ausência de choro. Os resultados aparecem na edição de maio da publicação The Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.

Pelas três medidas - escala de dor, observações dos pais e choro dos bebês -, aplicar primeiro a vacina DTP causava significativamente menos dor.

O principal autor, o Dr. Moshe Ipp da Universidade de Toronto, disse que ministrar as injeções na ordem certa era simples e eficaz. "Não tem custo nenhum", disse ele, "e é fácil de incorporar à prática do médico".

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host