UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

27/04/2009 - 13h08

Tire dúvidas sobre a gripe suína

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória altamente contagiosa que acomete os porcos, causada pelo vírus influenza A, do subtipo H1N1. Ele contém material genético de vírus humanos, de aves e suínos.

Quais os sintomas em humanos?

Os sintomas geralmente são similares ao da gripe comum (febre, tosse, letargia e falta de apetite). Náusea, vômitos, diarreia, corisa e dor de cabeça também pode ocorrer. O maior risco de mortalidade é quando a doença evolui para pneumonia. Também pode haver casos em que a doença é assintomática.

Como ocorre a transmissão?

A doença é contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos. A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, por meio de espirros e tosse. A transmissão entre humanos é mais rara, mas já foi registrada.

É a primeira vez que a doença é registrada em humanos?

Não. A OMS já notificou 12 casos de gripe suína em humanos entre 2005 e fevereiro de 2009 nos EUA e na Espanha.

É possível contrair a doença comendo carne de porco?

Não. A gripe suína não é transmitida por alimentos. O cozimento da carne a 71º C destrói o vírus.

Como é feito o diagnóstico?

Uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e enviada ao laboratório.

Como é o tratamento?

O CDC (Centro de Controle de Doenças), nos EUA, recomenda que a doença seja tratada com os medicamentos já usados na gripe aviária: o oseltamivir (Tamiflu) e o zanamivir (Relenza).

Como evitar a doença?

Se você trabalha com porcos ou em áreas próximas a esses animais, deve minimizar o contato com animais doentes e seguir as orientações das autoridades sanitárias. Medidas de higiene são essenciais durante e após o corte da carne.

Caso você viaje para regiões em que há casos registrados, como EUA e México, é recomendável usar máscaras cirúrgicas descartáveis, evitar locais com aglomeração de pessoas, evitar o contato direto com pessoas doentes e lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente após tossir ou espirrar.

O que fazer se estiver com suspeita da doença?

Em caso de suspeita, é preciso procurar um médico e informá-lo da razão da suspeita, como por exemplo uma recente viagem a um país com casos registrados. A OMS recomenda que as pessoas com sintomas não saiam de casa e evitem aglomerações. É necessário repouso e ingestão de líquidos. É recomendado também que a pessoa cubra sua mão e o nariz quando for espirrar e lave as mãos com frequência.

Fonte: CDC (Centro de Controle de Doenças nos EUA), OMS (Organização Mundial da Saúde) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host