UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

26/03/2009 - 23h50

Entenda como ocorrem os processos oxidativos, que aceleram o envelhecimento

Por Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Estilo de vida, exercícios físicos e dieta estão no topo da lista dos fatores responsáveis pela longevidade e envelhecimento saudável. O equilíbrio metabólico, ou a capacidade orgânica de combater o excesso de radicais livres, também tem sido apontado como fortemente responsável pela maior eficiência física nessa fase da vida.

Há várias teorias sobre as causas do envelhecimento. Algumas dizem que o envelhecimento está pré-programado em nossas células, ao passo que outras afirmam que o envelhecimento é o principal resultado dos danos sofridos por
nossas células.

Embora a morte celular seja a base necessária para a compreensão do processo de envelhecimento, não é o único fator. Esse processo é extremamente complicado e costuma ser difícil distingüir entre as alterações que são resultado do tempo e as que derivam de condições médicas mais comuns, incluindo pressão alta e doenças cardíacas. Leia mais
O QUE NOS FAZ ENVELHECER
O QUE MUDA NO ORGANISMO
O endocrinologista Geraldo de Medeiros, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), explica que o metabolismo energético usa um combustível (glicose, glicogênio e ácidos graxos) para gerar calor, mover os músculos, ativar a circulação, manter a atividade cerebral, hepática, cardíaca e renal.

O que sobra desse combustível são os tóxicos radicais livres que atuam sobre as células. Com o passar dos anos, uma enzima chamada SOD (que protege o organismo das lesões causadas pelos radicais livres) tem seu nível atenuado, o que tem sido considerado um dos fatores mais importantes para o envelhecimento.

Para prevenir as perdas naturais, o endocrinologista cita alguns conselhos: ter vida social, praticar exercícios, comer moderadamente, ter vida sexual, manter relacionamento estável, não abusar do álcool, usar vinho tinto moderadamente e dormir bem, respeitada a necessidade individual.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host