UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

13/03/2009 - 11h09

Mito ou verdade: a dor do parto é a pior que existe?

Por Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Todo mundo já ouviu que não há no mundo dor pior do que a do parto. Mas, de acordo com os especialistas, as mulheres que dão à luz não sofrem tanto quanto os portadores de pedras nos rins.

O médico Paulo Basto de Albuquerque, da Clínica Obstétrica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, diz que, além da cólica renal provocada por cálculos, a dor do glaucoma descompensado (pressão dentro do olho aumentada) também está no topo da lista.

Arquivo Folha Imagem
A descoberta comprova a teoria de que primatas são capazes de mostrar aos mais novos como usar "ferramentas"
BEBIDA CORTA EFEITO DO REMÉDIO?
AÇÚCAR EM EXCESSO CAUSA ACNE?
ABSORVENTE INTERNO TRAZ RISCO?
BERINGELA REDUZ COLESTEROL?
Em comum, tanto as dores renais quanto a do glaucoma são contínuas, o que as torna ainda mais insuportáveis do que ter um bebê sem anestesia. "A dor do parto vem e passa e no final tem prêmio: o nascimento do filho", explica.

O médico lembra, também, que a dor do parto não mata, como a do infarto agudo do miocárdio. Como dizem algumas mulheres, "depois do parto, vem Nossa Senhora, passa a mão na sua cabeça e a dor é esquecida.

*Se você quer saber se uma afirmação sobre medicina é mito ou verdade, envie sua dúvida para uolcienciaesaude@bol.com.br. As perguntas selecionadas serão enviadas a especialistas e publicadas na estação UOL Ciência e Saúde

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host