UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

13/03/2009 - 20h00

Benefício do amendoim para a vida sexual do homem é mito, diz pesquisadora

Da Redação
Os alimentos podem contribuir, e muito, para a saúde sexual dos homens. Porém, se você pensou logo em amendoim, salgado que leva a fama de turbinar a fertilidade, provavelmente vai ficar desapontado. Segundo a pesquisadora e professora de nutrição da USP (Universidade de São Paulo) Jocelem Salgado, o alimento não é dos mais ricos em vitamina E, antioxidante cuja carência tem sido associada ao câncer de próstata. Além disso, pode causar intoxicações quando não armazenado de forma adequada.

Arquivo Folha Imagem
Segundo a pesquisadora Jocelem Salgado, a funcionalidade do amendoim para a saúde masculina não passa de mito
DIETA PARA A SAÚDE DO HOMEM
Em um dos capítulos do seu recém-lançado "Guia dos Funcionais" (Ediouro), a especialista explica que a vitamina E pode ser encontrada em abundância no gérmen de trigo, nas castanhas, na gema do ovo e nos óleos de soja, milho e girassol, entre outros itens. O amendoim, segundo ela, possui um teor bem menor do nutriente do que esses alimentos e, para piorar, muito mais gordura.

"Além disso, devido a problemas de transporte e armazenamento, o amendoim às vezes fica bastante suscetível a ação de fungos e pode produzir aflatoxina, substância que pode levar a problemas como câncer de fígado", previne.

Ela cita outros nutrientes que, segundo estudos, ajudam a prevenir o câncer de próstata: produtos ricos em zinco, como carnes, peixes, cereais integrais, e em magnésio, como farelo de arroz, semente de girassol e nozes). Além disso, pesquisas indicam que o licopeno do tomate pode reduzir pela metade os casos desse tipo de tumor.

A autora, que estuda as qualidades nutricionais dos alimentos há cerca de 30 anos, sugere que não há alimento com "efeito Viagra", mas nutrientes que garantem a saúde e, por consequência, a prevenção da impotência sexual.

Ela explica que o aumento do peso diminui os níveis de testosterona, principal hormônio masculino, e o acúmulo de gordura pode provocar a obstrução das artérias que enviam o sangue ao pênis, impedindo a ereção. Portanto, em vez de investir em receitas duvidosas, como pó de osso de rinoceronte, ou entupir-se de amendoim, o melhor para garantir uma vida sexual plena é moderar o consumo de alimentos gordurosos, como frituras e hambúrgueres.

Saúde do espermatozóide

A professora também traz um dado interessante, no livro, para os homens que estão na tentativa de ter filhos. "Estudos científicos indicam que a ingestão de quantidade suficiente de vitamina C pode 'modificar' o espermatozóide, proporcionando-lhe agilidade", ensina.

Qual a quantidade de vitamina necessária para obtere o efeito? Só um exame pode mostrar, já que a absorção do nutriente depende muito do estilo de vida de cada um. Mas ela diz que, de um modo geral, 200 mg diários de vitamina C são suficientes para a saúde do espermatozóide, o que pode ser consumido em três xícaras de brócolis, três kiwis ou dois copos de suco de laranja, por exemplo.

"Guia dos Funcionais"
Dra. Jocelem Mastrodi Salgado
Ediouro
192 páginas
Preço sugerido: R$ 34,90

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host