UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

19/02/2009 - 13h12

Maconha está mais potente e pode levar ao consumo de outras drogas, alerta ONU

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
No Rio de Janeiro
O relatório do uso e produção de drogas divulgado hoje (19) pela Organização das Nações Unidas não poupa críticas ao uso e comércio da maconha. Enquanto se discute em países como o Brasil a descriminalização da erva, a ONU afirma que o produto está cada vez mais potente e representa a porta de entrada para outras drogas.

MACONHA AUMENTA RISCO DE CÂNCER
Comente este vídeo
Também diz que são cada vez mais comuns os atendimentos de emergência de usuários de maconha. Da mesma forma, a ONU afirma que em algum países o uso e o cultivo da planta é banalizado e conta com menos punição em relação a outras drogas.

A América do Sul, segundo o relatório, é responsável por 25% da produção mundial de maconha, sendo o Paraguai o maior produtor da droga, com 5.900 toneladas, do total de 10 mil toneladas plantadas no continente.

Em 2007, as maiores apreensões de maconha foram feitas no Brasil, com 200 toneladas recolhidas, seguido pela Colômbia, que apreendeu 183,2 toneladas. Segundo pesquisa feita entre países da região, os usuários de maconha chegaram a 7,5% da população no Chile, a 7,2% na Argentina, a 5,3% no Uruguai e a 4% no Peru.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host