UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

12/02/2009 - 20h51

Está resfriado? Resista à tentação de assoar o nariz

Por Anahad O'Connor
The New York Times
Assoar o nariz para aliviar a coriza pode ser algo natural, mas algumas pessoas dizem que não faz bem, revertendo o fluxo de muco para dentro dos seios paranasais e desacelerando a drenagem.

Contraintuitivo, talvez, mas pesquisas mostram que é verdade.

The New York Times
Um teste mostrou que assoar o nariz gera uma pressão tão grande que empurra muco para dentro dos seios paranasais
CIENTISTAS DECIFRAM GENOMA DOS VÍRUS QUE CAUSAM O RESFRIADO
UOL MEDICINA
Para testar a ideia, Dr. Owen Hendley e outros pesquisadores de doenças pediátricas infecciosas da Universidade da Virgínia conduziram exames de tomografia computadorizada e outras medições enquanto os participantes tossiam, espirravam e assoavam seus narizes. Em alguns casos, os participantes recebiam algumas gotas de uma tintura opaca dentro de suas cavidades nasais posteriores.

Tossir e espirrar geraram pequenas pressões (ou pressão nenhuma) nas cavidades nasais. Mas assoar gerou uma pressão enorme - "o equivalente à leitura de pressão arterial diastólica de uma pessoa", diz Hendley - e empurrou muco para dentro dos seios paranasais todas as vezes. Heldley afirmou que não ficou claro se isso foi danoso, mas acrescentou que, durante a doença, isso poderia levar vírus ou bactérias para dentro das cavidades, e possivelmente causar mais infecções.

O método mais adequado é assoar uma narina por vez e utilizar descongestionantes, disse Dr. Anil Kumar Lalwani, diretor do departamento de otorrinolaringologia do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York. Isso evita o desenvolvimento de pressão excessiva.

Assim, assoar o nariz pode criar um aumento da pressão excessiva nas cavidades nasais.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host