UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

10/02/2009 - 19h15

Substância usada em tatuagens de hena pode provocar alergia e manchas

Tatiana Pronin
Do UOL Ciência e Saúde
Novela das oito sempre inspira manias e modismos. Desta vez, o motivo é a Índia, que tem feito muitas mulheres adotarem o vestuário e a maquiagem típicos. As tatuagens de hena, que já eram comuns nas praias e em algumas clínicas de tatuadores, agora fazem ainda mais sucesso. Apesar de ser temporária - os pigmentos desaparecem após alguns banhos -, a pintura não é inócua: pode provocar reações alérgicas bem desagradáveis em algumas pessoas.

Kamal Kishore/Reuters
A tintura usada em tatuagens temporárias muitas vezes é turbinada com um agente químico que escurece o pigmento e facilita a secagem, mas pode causar alergia
LEIA MATÉRIA SOBRE O TEMA NO NYT
VOCÊ JÁ TEVE PROBLEMAS?
O problema associado à hena em geral ocorre porque alguns tatuadores adicionam um agente chamado parafenilenodiamina à tintura, para deixá-la negra e facilitar a secagem. "É um agente que costuma causar alergias conhecidas, como de tintas de cabelo, do couro, de impressão, de fotografias e da borracha vulcanizada", explica a especialista em cosmiatria e pesquisadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Érica Monteiro.

A reação, chamada dermatite alérgica, começa com coceira, vermelhidão e calor local, podendo ocorrer a elevação do relevo no desenho da tatuagem. A intensidade pode variar de leve a intensa, inclusive com a formação de bolhas. Os sintomas podem desaparecer espontaneamente depois que a tatuagem sai, mas quase sempre é preciso procurar o médico e tratar a área afetada com cremes anti-inflamatórios e antialérgicos.

"Algumas pessoas, principalmente as morenas, podem ficar com manchas mais claras que a pele por algum tempo", acrescenta, ainda, a especialista.

Nos Estados Unidos, onde o adorno também é utilizado por quem não quer levar a tatuagem no corpo pelo resto da vida, um caso de reação à hena turbinada foi tema de artigo na revista científica "New England Journal of Medicine", em agosto do ano passado.

Uma cidadã do Kuwait, de 19 anos, ficou com bolhas nas mãos durante uma semana e marcas que levariam seis meses ou mais para desaparecer, segundo o dermatologista Colby Evans, coautor do artigo.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Portugal, chegou a divulgar um alerta para que a população evitasse a aplicação dessa tatuagem, mais conhecida como "black henna", ou "hena negra".

No Brasil, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há regulamentação para uso de hena em tatuagens, apenas em tinturas para cabelo.

Em 2005, a Prefeitura de Porto Seguro, na Bahia, proibiu a aplicação de tatuagens temporárias na cidade, após várias pessoas terem buscado atendimento em postos de saúde com irritações ou manchas na pele.

A dermatologista Meire Brasil Parada, colaboradora da unidade de cosmiatria da Unifesp, diz que já atendeu uma paciente com reação provocada por tatuagem de hena feita em praia. "O recomendável é que, antes de fazer, a pessoa aplique a tintura em uma área pequena da pele e aguarde entre 24 e 72 horas para ver se não acontece nada", aconselha. Mas ela lembra também que, como qualquer alergia, os sintomas podem aparecer apenas no segundo contato do pigmento com a pele.

A tatuadora e artista plástica Rosana Araújo, que está ajudando na caracterização dos personagens da novela "Caminho das Índias", esclarece que a hena natural, cujo nome científico é Lawsonia inermis, pode ser usada praticamente sem restrições, até mesmo por gestantes e crianças.

"A contraindicação é para quem sofre de deficiência da enzima G6PD, hiperbilirrubinemia e outras doenças do sistema imune ou hematológico", avisa. Nesse caso, pode haver alergia, falta de ar e queda de pressão. "Mas tais doenças são raríssimas e normalmente as pessoas sabem quando as têm", diz.

A dica, portanto, seria a pessoa se informar sobre o produto utilizado antes de fazer a tatuagem temporária e desconfiar quando a tintura for muito escura, já que a hena natural tem uma cor marrom-avermelhada. Mas, como lembra a dermatologista, há quem tenha alergia a produtos naturais também. Ou seja: por via das dúvidas, faça o teste.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host