UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

29/01/2009 - 18h13

Telescópio mostra nebulosa em aglomerado aberto de estrelas

Da Redação
Imagem feita pelo Hubble mostra a nebulosa NGC 2818, que faz parte de um aglomerado de estrelas chamado NGC 2818A. Elas estão a 10 mil anos luz da Terra, na constelação de Pyxis.

A nebulosa é uma das poucas na Via Láctea a existir perto de um aglomerado aberto de estrelas. Em geral, essas formações, também chamadas de "metrópoles estelares", não sobrevivem tempo suficiente para que um de seus membros forme uma nebulosa. Esta, registrada pelo Hubble, é particularmente antiga: tem cerca de 1 bilhão de anos.

Nasa/ESA/Hubble
A nebulosa NGC 2818, registrada pelo Hubble. Cada cor representa um tipo de emissão: vermelho é nitrogênio, o verde, hidrogênio, e o azul, oxigênio
OUTRAS IMAGENS DA SEMANA
Nebulosas desaparecem gradativamente em dezenas de milhares de anos. O ponto mais quente da NGC 2818 deve esfriar daqui a bilhões de anos, como uma anã-branca. O Sol, no nosso Sistema, passará por processo semelhante, mas não antes de 5 bilhões de anos.

As cores, na imagem, representam os diferentes tipos de elementos que compõem as nuvens da nebulosa: o vermelho é o nitrogênio, o verde, hidrogênio, e o azul, oxigênio.


Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host