UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

19/11/2008 - 19h27

Licença-maternidade de seis meses beneficia a saúde de mães e bebês

Tatiana Pronin
Editora de Ciência e Saúde
A possibilidade de tornar obrigatória a licença-maternidade de 180 dias - projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira - é vista com entusiasmo pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O projeto de Patrícia Saboya (PSB-CE) que prevê a opção de aumentar a licença para 180 dias, sancionado em setembro, foi baseado em projeto da entidade. "A aprovação da ampliação opcional foi uma vitória; se ela se tornar obrigatória, será ainda melhor", diz Fábio Ancona, vice-presidente da SBP.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a licença ampliada traz melhoras para a saúde tanto do bebê quanto da mãe. O aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses protege a criança de doenças como diarréia, asma, anemia e alergias, entre outras.

Pesquisas indicam que o índice de hospitalizações por pneumonia diminui até 17 vezes quando o bebê é amamentado até os seis meses. E o benefício estende-se até a vida adulta, prevenindo enfermidades como diabetes, obesidade e câncer.

Ancona destaca, também, que o vínculo afetivo com a mãe é essencial para o desenvolvimento emocional e neurológico do bebê. "Crianças que tiveram o vínculo com a mãe por mais tempo são mais confiantes, mais tranqüilas e têm uma capacidade de aprendizado melhor", afirma.

Para a mãe, o aleitamento possui uma ação inovulatória, o que aumenta o intervalo entre as gestações e, segundo alguns estudos, protege a mulher contra o câncer de mama. "Sem contar o bem-estar que a convivência com o filho proporciona à mulher", acrescenta o médico.
Mais
Colostro contém anticorpos e vitaminas essenciais para recém-nascidos
Amamentação exclusiva protege bebê contra asma, sugere estudo
Leite em pó infantil evolui, mas está longe de ter anticorpos
Amamentar reduz risco de câncer de mama, diz estudo
Aleitamento reduz risco de artrite na mãe, indica estudo
Aleitamento materno ajuda a diminuir índice de cárie

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host