UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

24/10/2008 - 21h00

Parceria público-privada irá capacitar profissionais para realização de transplantes

Crys Araújo
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Até o fim deste mês, o Ministério da Saúde deve firmar um convênio para fazer deslanchar o pacote de medidas de incentivo à doação de órgãos, anunciado recentemente. Trata-se da Rede Nacional de Telemedicina para qualificação em captação e transplante de órgãos, projeto que por objetivo induzir centros de transplantes a iniciar ou aprimorar programas locais de transplante.

A implantação do programa é resultado de uma parceria público-privada entre o Sistema Nacional de Transplantes e o Hospital Sírio-Libanês.
O contrato terá a duração de um ano, renovável de acordo com o resultado obtido e, a princípio, atenderá dez pólos regionais.

"Ainda existem 16 Estados, com 40 milhões de habitantes, onde não são realizados transplantes de qualquer tipo ou apenas o de rim com doador vivo e, assim mesmo, esporadicamente", informa Silvano Raia, coordenador do projeto e pioneiro do transplante de fígado no Brasil.

Ele conta que o projeto inclui ações programadas simultaneamente, de tal forma que os profissionais de cada pólo regional, após 12 meses, estarão capacitados a criar o sistema de captação de órgãos local e, então, iniciar programas de transplantes de rim, coração e fígado",

Participam da capacitação três profissionais de centros transplantadores de pólos regionais dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins: um cirurgião, um clínico (ambos recém-formados) e um neurologista que freqüentará a UTI neurológica do Hospital Sírio Libanês para aprendizado do diagnóstico de morte cerebral.

As ações são compostas de aulas com discussão de casos clínicos através de telemedicina interativa e os estágios serão remunerados (R$ 4.000,00/mês + passagens de ida e volta).

O projeto contará com algumas das equipes de maior experiência no país em transplantes, chefiadas pelos professores: José Medina (rim), Fábio Jatene (coração e pulmão), Paulo Massarollo (fígado adulto), Paulo Chap Chap (fígado pediátrico) e Chao Wen (telemedicina).

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host