UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

22/09/2008 - 17h40

Jairo Bouer aborda gravidez na adolescência em série especial

Da Redação
As brasileiras têm menos filhos hoje do que tinham na década passada, e a tendência é que sejam mães cada vez mais tarde. Apesar disso, o Brasil continua com uma taxa muito alta de gestações na adolescência. Pelo menos uma entre quatro mulheres que dão à luz no país tem menos de 19 anos. Para falar sobre o assunto e marcar o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, no dia 26 de setembro, o médico psiquiatra e colunista do UOL, Jairo Bouer, preparou uma série de seis vídeos especiais.

Jairo Bouer comenta pesquisa
Além disso, nesta segunda-feira, Bouer traz para um bate-papo no UOL a cineasta Sandra Werneck, diretora do documentário "Meninas", sobre quatro adolescentes que foram mães antes da hora. Os internautas podem participar da conversa enviando perguntas para a cineasta. O bate-papo está previsto para começar às 19h. Clique aqui alguns minutos antes de o programa começar para participar.

No primeiro de seus vídeos, publicado no sábado, Bouer comenta que, segundo uma pesquisa realizada com 6300 jovens de 13 a 17 anos de 60 escolas particulares em todo o país, o maior medo dos jovens que já fazem sexo é uma gravidez indesejada.

No segundo, o médico relata que, em cada grupo de mil garotas de 10 a 19 anos, quase cem já tiveram filhos no Brasil, índice muito superior à média mundial, de 50 nascimentos entre cada mil adolescentes. Segundo o Ministério da Saúde, 40% das adolescentes que dão à luz voltam a engravidar em até três anos.

No vídeo de hoje, o médico abordou o uso de contraceptivos, revelando um dado preocupante: menos de 15% das garotas de 15 a 19 anos usam algum método para evitar a gravidez.

Na quarta-feira, o assunto abordado será a gravidez como principal causa da evasão escolar. Na quinta, Bouer falará sobre números do IBGE sobre o aumento da gravidez entre adolescentes. O último vídeo será voltado para a importância da prevenção.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host