UOL Ciência e SaúdeUOL Ciência e Saúde
UOL BUSCA

18/07/2008 - 18h29

Médico urologista tira dúvidas sobre o câncer de próstata

da Redação
O médico urologista José Travassos, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, veio ao UOL nesta sexta-feira para um bate-papo com os internautas. Durante a conversa, o urologista respondeu a perguntas sobre câncer de próstata, problemas de saúde no pênis e saúde do homem, em geral. Veja abaixo a íntegra do bate-papo, em vídeo e texto.



(01:36:33) Andre fala para Dr. José Travassos: quais os principais sintomas do câncer de próstata?

(02:10:43) Dr. José Travassos: Andre, o importante é que você detecte o câncer sem sintomas. Você deve ir ao consultório, fazer seus exames e encontrar o câncer antes dos sintomas aparecerem. No momento em que ele dá sintomas, ele está numa fase mais avançada. Os sintomas são dificuldades para urinar, micções mais freqüentes, jato fino. E ele pode ser confundido com outras doenças da próstata. Por isso que o exame tem que ser feito.


(01:36:54) Catty fala para Dr. José Travassos: Boa tarde! Ontem descobrimos que meu pai está com câncer de próstata e gostaria de saber qual a melhor forma de tratar sobre esses assunto já que ele ficou muito chateado. É verdade que se descoberto no inicio as chances são de 95% de cura?


(02:12:00) Dr. José Travassos: Catty, se o câncer for detectado no início o paciente vai ser submetido a um tratamento cirúrgico, que oferece boas condições de curar o paciente. Há boas chances seu pai ser curado, mas vai depender também do tipo de câncer.


(01:37:31) Valdez fala para Dr. José Travassos: Qual a Freqüência de realização do exame após o 1o. ?

(02:12:17) Dr. José Travassos: Valdez, uma vez por ano.


(01:37:40) Casada fala para Dr. José Travassos: Qdo estou com meu marido no rala e rolo ele gosta que eu enfie meu vibrador nele... Isso pode acarretar câncer de próstata nele?

(02:12:33) Dr. José Travassos: Casada, não tem relação.


(02:13:42) presidente fala para Dr. José Travassos: o nível de atividade sexual está relacionada com maior ou menor incidência do câncer ?

(02:29:09) Dr. José Travassos: presidente, não há relação. hoje, temos a observação e a constatação que a atividade sexual faz bem para a próstata.


(01:40:32) SERGIO fala para Dr. José Travassos: EU ACORDO 3 VEZES NA NOITE PARA URINAR...ISSO É NORMAL???

(02:13:44) Dr. José Travassos: Sergio, olha tem vários problemas que podem fazer você acordar à noite para urinar. O câncer de próstata é um problema, mas se você tiver o hábito de ingerir muito líquido pode dar esse tipo de problema, além de outras doenças. Você precisa ir ao consultório, ser examinado e investigar melhor o problema.


(01:41:06) Filha/dúvidas fala para Dr. José Travassos: Meu pai está com um nódulo de 1,5 cm, que está calcificado, os médicos preferiram nem mexer, nem mesmo para biópsia, esse procedimento é correto?

(02:14:54) Dr. José Travassos: Filha/dúvidas, com certeza quem está tratando está monitorando seu pai e faz exames de toque, ultra-som, PSA. Vai depender do critério individual do especialista.


(01:52:02) Roger fala para Dr. José Travassos: oi Dr. qual a melhor forma de tratamento para quem tem retite actínia causado pela radioterapia contra o câncer de próstata??

(02:17:10) Dr. José Travassos: Roger, essa é uma questão difícil. Essa lesão é definitiva. Os pacientes sempre terão sintomas. Você pode dar medicação para hematúria, que é o sangue na urina. É uma série de medicação que pode ser usada com relativo sucesso, mas tem que ficar muito claro que essa lesão, a cistite actínia, o paciente sempre terá. Ele vai melhorar, pode passar por um tempo, mas depois pode voltar. Esse é o problema do tratamento com radioterapia.


(01:52:25) LUIZ SANTOS fala para Dr. José Travassos: Dr. A doença foi diagnosticada e tratada com 38 aplicações de rádio agora só monitoro cada seis meses pelo PSA sinto que o apetite sexual diminuiu isso é normal ou psicológico

(02:18:47) Dr. José Travassos: LUIZ SANTOS, pelo visto as aplicações de rádio não comprometeram os feixes vasculares do paciente. De qualquer maneira, o paciente é afetado pelo seu estado emocional. Nós fizemos um estudo que demonstra exatamente isso.


(01:53:41) Curioso fala para Dr. José Travassos: Dr., boa tarde. Para um homem homossexual que pratica a posição passiva, existe uma observação especial sobre com quantos anos deverá fazer o 1º exame?

(02:19:11) Dr. José Travassos: Curioso, continua a mesma. A atividade sexual não muda a evolução da próstata.


(01:54:29) lano fala para Dr. José Travassos: como e detectado o câncer de pênis

(02:20:24) Dr. José Travassos: lano, eventualmente aparece alguma lesão que precisa ser vista, examinada, para determinar alguma alteração celular. Existem lesões pré-cancerosas e você deve fazer exames como a peniscopia com biópsia. Não é um exame doloroso e você descobre se há algum câncer ou não.


(01:54:33) Lyrio fala para Dr. José Travassos: É importante fazer o exame urodinâmico ?

(02:22:20) Dr. José Travassos: Lyrio, o exame urodinâmico mede as pressões da bexiga e observa se o paciente está com problema obstrutiva. Não é rotina, mas pode ser importante quando o especialista tem dúvida em relação ao comprometimento da bexiga do doente. Esse paciente deve fazer o exame urodinâmico.


(01:59:13) Zé Lázaro fala para Dr. José Travassos: Dr. Travassos, mesmo com a retirada da próstata, é normal apresentar PSA acima de 3? Exames de ultra-som não apresentaram anormalidades.

(02:23:07) Dr. José Travassos: Zé Lazáro, se retirou a próstata um PSA acima de 3 tem que falar com o médico que está acompanhando o caso. O PSA deveria ser menor que 1.


(02:20:12) Art fala para Dr. José Travassos: Qual o prazo para voltar a rigidez peniana apos a cirurgia total da próstata?

(02:30:57) Dr. José Travassos: Art, varia muito. Temos um estudo com pacientes de cirurgia de próstata, via laparoscopia. A atividade sexual cai nos primeiros três meses, depois se registra no nono mês após a cirurgia existe uma recuperação importante da função erétil.


(02:21:44) natalicio pergunta para Dr. José Travassos: eu ando sentindo um dorzinha chata no saco , dor essa como se eu tivesse batido alguma coisa no saco, mas eu faço xixi normalmente sem dor , não estou sentindo nada a não ser essa dorzinha chata no saco, ouvi dizer que isso deve ser inflamação nos vasos sanguíneos da região escrotal, e já ouvi dizer que deve ser varicocele (é assim que se chama), irei marcar um urologista na semana que vem , o que o Sr. Dr.acha que deve ser , e o que é essa tal varicocele ?

(02:32:15) Dr. José Travassos: natalicio, com certeza o urologista vai ter mais ou menos uma idéia. Essa dor pode ser de um cálculo, você pode ter a varicocele, podem ser inflamações. É preciso examinar e fazer um diagnóstico melhor.


(02:12:45) malu pergunta para Dr. José Travassos: Dr., a colocação de prótese peniana seria a única solução em caso de perda de ereção após a cirurgia radical da próstata? Ou existe outra alternativa? Qual?

(02:25:52) Dr. José Travassos: malu, esse é um dos grandes receios: operar e ficar impotente, principalmente entre os pacientes jovens. Mas a disfunção erétil diminuiu muito entre os pacientes. Se eles forem bem operados, eles continuarão mantendo a atividade sexual quase normal. Não é brincadeira operar uma próstata. Nos casos de doença avançada que tem que retirar toda a próstata, os pacientes vão apresentar impotência e devem colocar a prótese peniana.


(02:28:14) maike fala para Caro Dr. Sou ciclista e pedalo 6horas por dia. Isso pode afetar minha próstata?

(02:33:29) Dr. José Travassos: maike, olha afetar em relação ao câncer de próstata, não. Mas quando você for fazer o exame de PSA, é bom parar de pedalar por uma semana antes, no mínimo, porque pode dar alteração no exame de PSA.

Compare preços nas MELHORES LOJAS

- Carros Usados
- Adidas - Pen Drive - Notebook - Ar Condicionado

Hospedagem: UOL Host